Posto de testagem para a covid-19 reabre nesta quarta, 4, no campus de Goiabeiras

03/05/2022 - 17:56  •  Atualizado 04/05/2022 17:50

Após uma breve interrupção no atendimento, o posto de testagem para a covid-19 será reaberto nesta quarta-feira, 4, no campus de Goiabeiras da Ufes. A estrutura será mantida nas dependências do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, também conhecido como antigo NTS, localizado atrás da quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória.

O posto de testagem fará apenas o teste rápido (teste de antígeno), sem a necessidade de avaliação médica prévia. A testagem é gratuita e poderá ser feita das 8 às 12 horas nesta quarta-feira. A partir de quinta-feira, 5, o horário de atendimento será das 7 às 16 horas*, mediante agendamento on-line para a população em geral. Membros da comunidade interna da Ufes podem realizar o teste sem a necessidade de agendamento, com atendimento por ordem de chegada.

Para a população fazer o agendamento, o primeiro passo é cadastrar login e senha no site Acesso Cidadão, do Governo do Estado. Depois de entrar no site, na página Serviços Públicos, a pessoa interessada deve buscar Sesa/Agendamento Online de Serviços da Saúde e clicar em Acessar.

Testagem no interior

No campus da Ufes em Alegre, a comunidade acadêmica também conta com um posto de testagem para diagnóstico da covid-19, localizado ao lado da Biblioteca, aberto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alegre. No local são realizados testes rápidos para detecção do SARS-CoV-2 e o atendimento é restrito a membros da comunidade acadêmica (estudantes e servidores técnicos e docentes) que não apresentam sintomas da doença.

O agendamento deve ser feito por meio do telefone (28) 3552-8926, ramal 8926, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas. A testagem é realizada no mesmo dia, entre 14 e 16 horas.

Pacientes que tiverem sintomas ou que não forem da comunidade acadêmica devem procurar outras unidades para realizar o teste. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Alegre.

Já no campus da Ufes em São Mateus, um posto de testagem está sendo instalado, também em parceria com a prefeitura local. O atendimento deverá ser iniciado nos próximos dias.

A manutenção de postos de testagem nos campi é mais uma iniciativa e colaboração da Universidade no combate à pandemia e também contribui para que a Ufes continue caminhando com vistas ao restabelecimento seguro de suas atividades presenciais.

Em todo o Espírito Santo, o teste para diagnóstico da covid-19 pode ser realizado em 885 pontos localizados nos municípios capixabas. A lista completa está disponível em www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Texto: Thereza Marinho

* Matéria atualizada em 04/05/2022 às 9h30.