Posto de testagem do campus de Goiabeiras volta a funcionar no Teatro Universitário

20/06/2022 - 17:18  •  Atualizado 21/06/2022 19:22

Devido ao aumento na procura por teste para a detecção da covid-19, o posto de testagem instalado no campus de Goiabeiras da Ufes voltará a funcionar no hall do Teatro Universitário a partir desta terça-feira, 21 de junho. Até semana passada, o posto estava funcionando nas dependências do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória.

O horário de funcionamento permanecerá o mesmo: das 7 às 12 horas e das 13 às 15h30, com distribuição de senha para atendimento aos usuários.

O posto de testagem faz apenas o teste rápido (teste de antígeno), sem a necessidade de avaliação médica prévia. A testagem é gratuita, aberta à comunidade externa, e o atendimento é por ordem de chegada, até o limite de senhas disponíveis.

Testagem no interior

Nos campi da Ufes localizados no interior, também há postos de testagem para diagnóstico da covid-19 em funcionamento. No campus de Alegre, o posto foi aberto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alegre e está localizado ao lado da Biblioteca. No local, são realizados testes rápidos para detecção do SARS-CoV-2 e o atendimento é restrito a membros da comunidade acadêmica (estudantes e servidores técnicos e docentes) que não apresentam sintomas da doença.

O agendamento deve ser feito por meio do telefone (28) 3552-8926, ramal 8926, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas. A testagem é realizada no mesmo dia, entre 14 e 16 horas.

Pacientes que tiverem sintomas ou que não forem da comunidade acadêmica devem procurar outras unidades para realizar o teste. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Alegre.

Já no campus da Ufes em São Mateus, a testagem é realizada na sala 13 da Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas), no prédio da Secretaria Única de Graduação (Sugrad), das 8 às 11 horas. Não é necessário agendamento prévio, o atendimento será por ordem de chegada. No local também é realizado o teste rápido (teste de antígeno).

A Dasas pede que os usuários levem o cartão do SUS ou o CPF para facilitar a identificação no sistema. Outra orientação é que as pessoas que apresentem sintomas gripais realizem a testagem na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, a fim de reduzir o deslocamento e uma eventual propagação do vírus.

Combate à covid

A manutenção de postos de testagem nos campi é mais uma iniciativa e colaboração da Universidade no combate à covid-19 e também contribui para que a Ufes continue caminhando para o restabelecimento seguro de suas atividades presenciais. Além dos inúmeros projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos para auxiliar no enfrentamento à pandemia, estudantes e professores dos cursos de Enfermagem da Universidade se uniram aos governos estadual e municipais em ações de imunização e testagem.

Em todo o Espírito Santo, o teste para diagnóstico da covid-19 pode ser realizado em 867 pontos localizados nos municípios capixabas. A lista completa está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)