Pós-doutoranda da Ufes lança livro de poesias que propõe reflexão sobre temas socioambientais

26/11/2025 - 11:06  •  Atualizado 26/11/2025 12:40
Texto: Com informações da autora     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Autora posa segurando um exemplar do livro

A pós-doutoranda em estudos literários do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) Renata Bomfim lança nesta sexta-feira, 28, o livro de poesias A Revolução dos Colibris. O lançamento, aberto ao público, será realizado às 19 horas, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada no Centro de Vitória.

A obra propõe uma reflexão sobre temas socioambientais. A autora elabora um percurso poético compondo paisagens e elementos que buscam desterritorializar o antropocentrismo, ou seja, deslocar o ser humano do centro exclusivo do sistema de valores para que possa coexistir com outros seres.

A Revolução dos Colibris é uma obra autoral que busca somar à produção realizada por mulheres em solo capixaba e compartilhar, a partir da linguagem poética, reflexões e um pouco da minha vivência como ativista ambiental”, afirma Bomfim, que atua em prol da preservação da Mata Atlântica. Para a autora, o livro trata de “uma revolução que começa dentro do ser e se expande, avançando silenciosa e rasteira como a serpente”. “É sobre não sucumbir em tempos de ódio e pavor”, diz.

A professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes Andressa Zoi Nathanailidis, também escritora, destaca que Bomfim “mergulha na história humana, buscando compreendê-la como um mistério passível de múltiplas cosmogonias, tecendo fios que evocam a narrativa da origem, costurando o tempo em bordados de experiência e pertencimento”.

Literatura capixaba

Doutora em Letras pela Ufes e com pesquisas dedicadas à literatura produzida no Espírito Santo, em outubro deste ano Renata Bomfim também publicou o livro Carmélia Maria de Souza: desesperada e lírica, um ensaio crítico acompanhado de uma seleta de crônicas de Carmélia Maria de Souza.

A Revolução dos Colibris conta com o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo e será distribuído gratuitamente em bibliotecas públicas e nos projetos socioambientais do Instituto Ambiental Reluz. No lançamento, o valor da venda do livro será integralmente revertido para o Programa Reluz na Estrada, que trabalha pelo fim do atropelamento de animais nas rodovias do Espírito Santo.

Foto: Divulgação

Categorias relacionadas