Ponto de testagem para a covid-19 funcionará na Ufes até março  

O funcionamento do ponto de testagem para a covid-19 localizado no campus de Goiabeiras da Ufes foi estendido até março deste ano. O prazo, que se encerraria em 31 de dezembro de 2021, foi ampliado a pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que considerou a circulação comunitária da variante Ômicron, e o aumento expressivo da demanda de exames de pesquisa de vírus respiratórios recebidos pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen/ES).

O ponto de testagem faz testes do tipo RT-PCR/Antígeno, sem a necessidade de avaliação médica prévia. A testagem é gratuita e funciona no Teatro Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, mediante agendamento on-line para a população em geral. Membros da comunidade interna da Ufes podem realizar o teste sem a necessidade de agendamento, mas é necessário pegar uma senha (há um limite por dia), que é distribuída no local em dois horários: às 8 horas e às 13 horas.

O resultado do exame será liberado ao cidadão em até 48 horas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Como agendar

Para fazer o agendamento, o primeiro passo é cadastrar login e senha no site Acesso Cidadão, do governo do Estado. Depois de entrar no site, na página Serviços Públicos, a pessoa interessada deve buscar Sesa/Agendamento Online de Serviços da Saúde e clicar em Acessar.

A manutenção do ponto de testagem no campus de Goiabeiras é mais uma iniciativa e colaboração da Universidade para o combate à pandemia, e também contribui para que a Ufes continue caminhando para o restabelecimento seguro de suas atividades presenciais. Em 2021, com a ampliação do número de postos de vacinação no Espírito Santo, estudantes, professores do curso de Enfermagem e servidores da Ufes se uniram à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória para acelerar a imunização contra a covid-19, atuando em diversas etapas do processo de vacinação.

Além do Teatro da Ufes, o teste pode ser realizado em outros 419 pontos de testagem nos municípios capixabas. Confira a lista completa no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.   

 

Matéria atualizada em 11/01/22, às 10h55

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.