Políticas Públicas para o Audiovisual e Cultura é tema de evento nesta quinta, 1º

30/05/2023 - 12:32  •  Atualizado 31/05/2023 16:59
Compartilhe

O Departamento de Comunicação e o Centro de Artes da Ufes realizam nesta quinta-feira, 1º de junho, o Encontro com a Secult/ES (Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo), que abordará o tema Políticas Públicas para o Audiovisual e Cultura. O evento é aberto ao público e será realizado às 19 horas, no auditório do Centro de Artes, campus de Goiabeiras. 

Pessoas interessadas em participar devem se inscrever por meio deste link.

O professor e organizador do encontro, Arthur Fiel, explica que a intenção é possibilitar à comunidade universitária e à comunidade externa uma conversa mais aprofundada sobre as políticas públicas desenvolvidas no Espírito Santo para o campo do audiovisual e da cultura, de modo geral. "Ainda salientamos a importância de um encontro como este, num momento tão importante para o setor cultural de nosso país, com a reestruturação do Ministério da Cultura e, em especial, com a implementação da Lei Paulo Gustavo, que é um marco no setor cultural. Trata-se do maior fomento direto já alocado para o setor cultural em nosso país", destaca.

Fiel afirma que, apesar da Lei Paulo Gustavo (LPG), em si, privilegiar o setor do cinema e audiovisual, ele não será o único a ser atendido por esse mecanismo de incentivo: "Dos 3.8 bilhões de reais a serem aportados no setor cultural pela LPG, 2.7 bilhões serão destinados ao setor audiovisual, e o restante, cerca de 1.065 bilhões, deverão atender os demais seguimentos da cultura".

O professor diz ainda que a LPG (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) tem uma outra especificidade, que é a divisão do recurso entre estado e municípios. "No caso do Espírito Santo, a Secult/ES receberá cerca de 40 milhões de reais para os editais estaduais, enquanto os municípios inscritos receberão algo em torno de 35 milhões de reais, a serem divididos entre eles, levando em consideração, entre outras coisas, o tamanho do município e de sua população", detalha.

O Encontro com a Secult é parte integrante do plano de aula da disciplina de Legislação e Ética no Audiovisual, ministrada pelo professor Arthur Fiel, e contará com a presença da subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas.

 

Texto: Thereza Marinho, com informações da organização do evento