Plantio de mudas celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente nos campi da Ufes

05/06/2023 - 18:08  •  Atualizado 06/06/2023 15:47

Os campi da Ufes de Goiabeiras, Alegre e São Mateus receberam mudas de árvores frutíferas e de espécies nativas da Mata Atlântica como forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira, 5.

A ação começou na última quinta-feira, em Jerônimo Monteiro, e contou com a participação de estudantes do curso de Engenharia Florestal sob a orientação da professora Cristiane de Moura, que plantaram 16 árvores de diferente espécies.

Nesta segunda, o programa de extensão Rede Plantio Ufes efetuou o plantio de mudas de laranjeira, goiabeira e ameixeira-amarela no campus de Goiabeiras. Professores, estudantes e técnicos administrativos participaram da atividade, que contou com o apoio da Superintendência de Infraestrutura por meio da Divisão de Meio Ambiente.

“Este dia foi implementado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, na Suécia. No entanto, mesmo após 51 anos, questiona-se se realmente compreendemos a relevância do meio ambiente em nossas vidas. Precisamos realizar atividades para que as pessoas saibam da importância da conservação e preservação da natureza”, afirmou o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto.

O Programa Rede Plantio Ufes tem como objetivo apoiar os projetos de extensão que têm como atividades o plantio de árvores, trocando experiências, mudas e conhecimento. Os interessados em participar podem enviar um e-mail para este endereço eletrônico.

Horto Florestal

No campus de São Mateus, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com o plantio de mudas de espécies arbóreas da Mata Atlântica, que deram início à criação do Horto Florestal Municipal de São Mateus. O horto está localizado no bairro Litorâneo, ao lado do campus da Ufes no município, e produzirá mudas de restinga e Mata Atlântica destinadas à recuperação de áreas degradadas do norte capixaba.

A solenidade de inauguração do horto contou com a presença do prefeito Daniel Santana; do secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada; da secretária municipal de Agricultura, Paloma Pancieri; da vereadora Ciete Oliveira; do professor do curso de graduação em Ciências Biológicas e dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Ufes Luis Fernando Tavares de Menezes; e de estudantes de escolas do município.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Proex
Fotos: Equipe da Proex