Plantão tira-dúvidas vai orientar estudantes sobre o cadastro no Proaes-Ufes

20/09/2022 - 17:31  •  Atualizado 21/09/2022 18:39

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) vai disponibilizar nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, um serviço de Plantão Tira-Dúvidas sobre o Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). O objetivo é orientar os estudantes sobre o ingresso na Assistência Estudantil e a inscrição no novo modelo do Proaes, que neste semestre letivo traz o Auxílio Permanência Unificado.

O plantão funcionará de forma presencial e on-line. O atendimento presencial será realizado nos dias 21 e 22, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na sede da Proaeci, localizada no prédio conhecido como Castelinho (veja como chegar), no campus de Goiabeiras.

Já o atendimento on-line será realizado somente no dia 21, das 9 às 11 horas, por meio do endereço eletrônico http://meet.google.com/dpb-jfdc-pnf.

Edital aberto

O edital de abertura de cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes foi publicado no dia 12 de setembro e os candidatos podem se inscrever até 25 de setembro, por meio do Portal da Assistência Estudantil, onde o estudante deverá acompanhar a divulgação do resultado parcial a partir de 19 de setembro.

Podem se cadastrar estudantes dos cursos presenciais de graduação, prioritariamente em primeira graduação, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Assista ao vídeo tutorial e veja como se cadastrar no Proaes-Ufes.

Auxílio unificado

A partir deste semestre letivo, entrou em vigor o Auxílio Permanência Unificado, estabelecido pela Resolução 19/2022 do Conselho Universitário da Ufes. Uma das principais mudanças do auxílio unificado está na análise para a concessão do benefício, devido à utilização de novos indicadores sociais que interferem na permanência do estudante.

No novo modelo, todos os estudantes que forem deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso gratuito ao Restaurante Universitário (auxílio-alimentação). Também houve reajuste nos valores pagos em dinheiro (pecuniários). O menor valor pecuniário direto, que era é de R$ 50, passará para R$ 200.

Estudantes já assistidos pelo Proaes-Ufes não precisarão se inscrever novamente, mas passarão por uma regra de transição dos auxílios segmentados (moradia, transporte e/ou material de consumo) para o Auxílio Unificado e precisarão atualizar seus documentos.

edital para o Cadastro de Transição também foi publicado pela Proaeci e os estudantes assistidos deverão atualizar seus documentos no Portal de Assistência Estudantil até 25 de setembro. O cronograma seguirá as mesmas datas do cadastro no Proaes.

Todas as informações sobre os dois editais estão publicadas no site da Proaeci.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes