Planetário de Vitória abre exposição sobre astronomia na arte rupestre em Minas Gerais

O Planetário de Vitória e o Núcleo Cosmo-Ufes estão promovendo a exposição Astronomia na Arte Rupestre em Minas Gerais, que reúne registros fotográficos de pinturas rupestres encontradas sobretudo em Minas Gerais, e que se referem a objetos ou fenômenos astronômicos.

A exposição está montada no hall do Planetário de Vitória, localizado no campus da Ufes em Goiabeiras, e pode ser visitada das 14 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de janeiro. A partir do dia 1º de fevereiro e até 17 de março a exposição estará aberta das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas*. A entrada é gratuita.

Os registros foram coletados pelo astrônomo Gustavo Villa e são resultado de pesquisas de campo realizadas pelo grupo de Astronomia e Astrofísica do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) no período de 2014 a 2015. A mostra é composta por 35 painéis reproduzindo pinturas rupestres, distribuídas nos seguintes blocos temáticos: Lua, Vênus, Planetas, Cometas, Sol, Constelações e Estrelas, e Contagem de Tempo.

Cosmologia e Astrofísica

O Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Cosmo-Ufes), ligado ao Departamento de Física da Universidade, reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de propiciar um ambiente de pesquisa e divulgação científica centrado em Cosmologia e Astrofísica, mas com ramificações para outras áreas científicas correlatas.

Mais informações sobre a exposição estão disponíveis no perfil @cosmo.ufes no Instagram e no site https://planetariodevitoria.ufes.br/.

*Informação atualizada em 26 de janeiro, às 12h46.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Planetário de Vitória.
Foto: Núcleo Cosmo-Ufes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)