Pianista Nelson Ayres faz concerto gratuito no Teatro Universitário nesta quarta, 31

29/05/2023 - 16:48  •  Atualizado 31/05/2023 16:28

Um dos principais nomes da música instrumental brasileira, o pianista e maestro Nelson Ayres (foto) é a grande atração desta quarta-feira, 31, no Teatro Universitário. A partir das 20 horas, o músico toca ao lado da Vale Música Jazz Band em concerto gratuito. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, o espetáculo reúne composições e arranjos de Ayres para big band, como Hora da verdade, Organdi e Gomalina e Jeovah, selecionadas com base na diversidade de ritmos da música popular brasileira. Também integram o repertório canções de Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, João Donato, Vitor Assis Brasil e Jackson do Pandeiro. O concerto ainda conta a participação da cantora Katia Rocha.

Segundo Ayres, a proposta do concerto é trazer a música brasileira de várias épocas e estilos para o formato jazzístico das big bands. “A big band representa um caminho muito interessante entre a música erudita tradicional e a música popular, um mix entre a tradição da música clássica europeia e a tradição da música afro-americana, que engloba a música popular dos continentes americanos”, ensina.

Por isso, explica Ayres, formações como a da Vale Música Jazz Band possibilitam aos músicos a liberdade de criação dentro da estrutura dos arranjos. “A música para big band é toda escrita em partituras, mas, ao mesmo tempo, proporciona liberdade para os músicos criarem e improvisarem dentro da execução musical. É algo que abre muitas portas para a música brasileira”, analisa.

Inovador

Com 40 anos de carreira e reconhecido como inovador no cenário da música brasileira contemporânea, Nelson Ayres se consagrou como regente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. No piano, liderou o Nelson Ayres Trio e o quinteto Pau Brasil, além de dividir o palco com grandes nomes do jazz e da MPB.

O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult).

Com informações da Secult