Pesquisas do Observatório da Mídia serão apresentadas no Congresso da SBPJor

31/10/2020 - 09:58  •  Atualizado 04/11/2020 17:33

Estudantes e professores de graduação e pós-graduação de Comunicação da Ufes terão intensa participação no 18º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que acontece de 3 a 6 de novembro. Ao todo, oito estudos desenvolvidos no âmbito do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência – núcleo de pesquisa e ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) – serão apresentados nesta edição do evento, que reúne pesquisadores da área de Comunicação de todo o Brasil.

Na sessão de Comunicações Livres, a ex-estudante do PósCom-Ufes Alice Barcellos apresentará junto com o professor Edgard Rebouças o estudo intitulado Análise dos telejornais capixabas: a ausência das juventudes múltiplas, e a mestranda Mayra Belém, orientada pelo professor Rafael Paes, fará a exposição do texto Disputa no território: uma análise discursiva sobre o jornal A Gazeta no planejamento do Parque Tecnológico de Vitória.

Já nas Sessões Coordenadas, mais quatro estudos desenvolvidos no Departamento de Comunicação e no PósCom-Ufes foram selecionados. Na sessão intitulada Fundamentos Teóricos do Jornalismo: crise, estratégias de enfrentamento e epistemologia, os professores Rafael Bellan e Rafael Paes debaterão com colegas os seus respectivos trabalhos Jornalismo em tempos de desmanche: elementos dominantes, residuais e emergentes e O jornalismo declaratório e a objetividade jornalística.

Na sessão Jornalismo, democracia, transparência e acesso à informação, a mestranda Thalita Mascarelo, orientanda de Victor Gentilli, exporá seu trabalho intitulado Atos de jornalismo news promoters na pandemia da Covid-19: as finalidades jornalísticas, e a mestranda Lais de Melo Rocio estará na sessão Jornalismo, violência contra profissionais, responsabilidade social e media accountability com o trabalho realizado em coautoria com o professor Victor Gentilli, intitulado Responsabilidade social e violência contra mulheres: o caso Sandra Gomide 20 anos depois.

No Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), os resultados das pesquisas de Iniciação Científica de Eduarda Mathias Moro e Vitor Guerra Silva, ambos orientados pelo professor Rafael Bellan, serão apresentados nos trabalhos Enquadramento do debate argentino sobre aborto voluntário no jornal digital da Folha de S. Paulo e O trabalho dos jornalistas de A Tribuna: impactos da precarização profissional na redação do impresso capixaba.

Neste ano, o 18º Encontro da SBPJor acontece de forma totalmente virtual, com transmissão pelas redes sociais da entidade (YouTubeInstagram  e Facebook).