Pesquisadores de Núcleo de Genética publicam capítulo sobre tratamento de câncer

05/12/2022 - 15:25  •  Atualizado 08/12/2022 20:32

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM), do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, assina o capítulo Targeted cancer therapy: The future of drug combinations (Terapia direcionada contra o câncer: o futuro das combinações de drogas, em tradução livre) do livro Novel Sensitizing Agents for Therapeutic Anti-EGFR Antibodies (Novos Agentes Sensibilizantes para Anticorpos Terapêuticos Anti-EGFR, em tradução livre) lançado no final de novembro pela editora Elsevier – por enquanto apenas a versão em inglês está disponível na loja da editora.

Fruto de uma parceria com o professor Shi Hu, da Second Military Medical University (China), e com o professor Benjamin Bonavida da University of California (EUA), a obra “descreve diferentes formas de reverter a resistência aos anticorpos monoclonais, que são medicamentos de última geração para tratar o câncer”, informa a professora Débora Dummer Meira, pesquisadora do NGHM e uma das autoras do capítulo. “Foi um trabalho muito importante e apenas nós, brasileiros do Núcleo, fizemos parte dessa publicação internacional, juntamente com os pesquisadores chineses”.

Segundo a professora, a capa do livro (foto) representa “a genética permeando todo o tratamento do câncer de acordo com diferentes backgrounds genéticos dos pacientes”.

No capítulo assinado pelos pesquisadores do Núcleo são abordados os tratamentos para vários tipos de câncer, dentre eles de pulmão, mama, cabeça e pescoço, pâncreas, esôfago, ovário, gástrico e colorretal. “Sabemos que o câncer é uma das enfermidades mais temidas em todo o mundo, sendo classificado como a segunda maior causa de morte por doença. E tanto a quimioterapia quanto a radioterapia são muito tóxicas para as células. Por isso, cada vez mais busca-se drogas-alvo com a capacidade de atingir a célula tumoral e menos as células normais”, explica a pesquisadora.

Benefícios

Os anticorpos monoclonais, conforme a pesquisadora, são moléculas muito eficazes e que geram menos efeitos colaterais, favorecendo, assim, maior adesão do paciente ao tratamento e sua melhor qualidade de vida. “Porém, alguns pacientes desenvolvem resistência aos anticorpos e, nesse capítulo do livro, nós descrevemos as bases moleculares do câncer e anticorpos monoclonais direcionados à família do Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico (EGFR), assim como os agentes sensibilizantes capazes de reverter a resistência tumoral. E destacamos que as futuras abordagens terapêuticas para o tratamento do câncer envolverão a combinação de diferentes agentes antineoplásicos e anticorpos monoclonais”, afirma Meira.

A imagem acima apresenta diferentes mecanismos de reversão do fenótipo maligno.

No texto do capítulo, os pesquisadores incluíram informações dos estudos de Bioinformática/Biologia Computacional que vêm sendo desenvolvidos no NGHM pelo discente Matheus Casotti, orientado pela professora Débora Meira e pelo professor Iúri Louro, com a participação de outros estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Engenharia da Computação, Nutrição e Química.

Dentre os autores do capítulo, integram o Núcleo a professora Meira e os pesquisadores Matheus Casotti, Raquel Braga, Luiz S. Filho, Alessandra Guimarães, Camilly Campanharo, Daniel Duque, Débora Barbosa, Lorena Lopes, Victor Kohls, Lyvia Alves, Fernanda Garcia, Fernando Vieira, Vitor Almeida Eldamaria Santos, Raquel Reis e Iúri Louro. Fernando Vieira é representante da Ufes no Comitê de Publicação do Projeto Elsa, e Vitor Almeida é do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Texto: Sueli de Freitas
Imagens: Reprodução do livro