Pesquisa sobre sequelas duradouras da covid-19 busca participantes voluntários

O Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM/Ufes) está com inscrições abertas para pessoas maiores de 18 anos interessadas em participar de uma pesquisa sobre as sequelas duradouras da covid-19, conhecida como “covid longa”. O estudo envolve aplicação de questionário e coletas de sangue e saliva. Os voluntários devem ter sido diagnosticados com covid-19 em qualquer data, além de apresentar sintomas persistentes da doença ou da pós-vacinação por um período superior a três meses, preferencialmente com comprovação médica.

Os interessados em participar da pesquisa devem fazer contato telefônico com os pesquisadores Felipe (28 99910-8672), Lorena (27 99937-9079) ou Vinicius (27 99977-7237) até o dia 18 de março.

Intitulado A genética da covid longa, o estudo pretende identificar predisposições genéticas relacionadas à persistência de sintomas da doença, como fadiga contínua; palpitações; falta de ar; dores musculares e articulares; dificuldade de concentração (também conhecida como “névoa cerebral”); dores de cabeça; distúrbios do sono; e perda de olfato e paladar. A pesquisa também busca detectar predisposições genéticas ligadas ao surgimento de novos problemas de origens desconhecidas, mas associadas ao período pós-covid-19.

Os voluntários que entrarem em contato com os pesquisadores e estiverem de acordo com os critérios de seleção serão encaminhados ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Maruípe, Vitória, onde receberão mais informações sobre o estudo, responderão ao questionário e terão amostras de sangue e saliva coletados.

“A participação de um maior número de voluntários é muito importante para investigarmos o componente genético relacionado às sequelas pós-covid e será crucial para assegurarmos a confiabilidade dos resultados obtidos”, ressalta a professora do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) Débora Dummer, que orienta a pesquisa ao lado do professor do DCB Iúri Louro.

Os resultados da pesquisa serão divulgados em revistas científicas ainda neste ano. O site do NGHM/Ufes disponibiliza mais informações sobre o estudo e outros trabalhos desenvolvidos. 

 

Texto: Adriana Damasceno, com informações do NGHM/Ufes
Foto: Pixabay
Edição: Leandro Reis 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.