Peça no Centro de Vitória encerra módulo de oficina de teatro da Ufes nesta terça, 19

A Oficina de Práticas Teatrais, realizada pela Repertório Artes Cênicas e Cia em parceria com a Secretaria de Cultura da Ufes (Secult-Ufes), encerra seu segundo módulo nesta terça-feira, 19, com a apresentação do exercício cênico Ocupação. A peça acontece às 19 horas no espaço Má Companhia, localizado na Rua Professor Baltazar, 152, no Centro de Vitória. A entrada é gratuita.

O espetáculo é fruto das aulas ministradas pela diretora Nieve Matos e pela atriz Erica Vilhena no campus de Goiabeiras. A Secult ofertou 20 vagas para estudantes da Ufes e para a comunidade externa, sem necessidade de experiência prévia com teatro.

Trama

Ocupação é baseada em uma reportagem a respeito de uma ocupação feminina em São Paulo, atacada por um grupo de homens ligados à extrema-direita há cerca de um mês. Durante o ataque, mulheres e crianças ficaram feridas. Diretora da peça, Nieve Matos apresentou a reportagem à turma, que se mobilizou para realizar a proposta.

“São problemáticas contemporâneas: o direito à vida e à habitação. E, no caso em específico, há a violência contra a mulher sancionada pelo Estado”, explica Matos. A peça se baseia no modelo do Teatro-Fórum, que integra Teatro do Oprimido, método criado pelo dramaturgo Augusto Boal envolvendo técnicas e jogos entre intérpretes e plateia. No caso do Teatro-Fórum, explica a diretora, é necessário partir de um tema para discutir questões socioculturais, econômicas ou religiosas.

“Várias possibilidades de resolução do conflito podem ser testadas com a participação efetiva do público, como agente propositor. Essa dinâmica é conduzida pelo Curinga, um intérprete que faz a provocação e mediação com a plateia”, diz Matos.

Assim como no encerramento do primeiro módulo da oficina, os alunos participaram ativamente na construção das cenas. “A Repertório Artes Cênicas tem como base metodológica o processo colaborativo”, explica a diretora. Além de estudantes oriundos do primeiro módulo, o grupo recebeu novos participantes. A turma atual é composta por 80% de estudantes da Ufes e 20% da comunidade externa.

Texto: Leandro Reis

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)