PDI 2021-2030: terceira etapa começa com enquete sobre objetivos institucionais

22/10/2020 - 19:09  •  Atualizado 28/10/2020 18:46

A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período 2021-2030 inicia novas ações na sua terceira etapa. A partir desta quinta-feira, 22, estará disponível uma nova enquete acessível à comunidade universitária – professores, técnicos e estudantes – além dos egressos dos últimos cinco anos. As respostas às perguntas poderão ser feitas até o dia 13 de novembro, quando se encerra o cronograma de reuniões setoriais em todos os centros de ensino.

A enquete será enviada para o e-mail cadastrado nos portais da Ufes e também poderá ser acessada pelo link, com autenticação feita por meio de login e senha únicos da Ufes. A pesquisa é composta por 35 questões – divididas em cinco áreas –, e o público poderá responder a todas ou escolher aquelas de seu interesse.

Quem explica é Marcelo Sarcinelli, diretor de Gestão da Informação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e integrante do Conselho Executivo do PDI. “A enquete é composta por perguntas abertas, em que o respondente vai sugerir os objetivos a serem adotados em cinco áreas de atuação da Universidade: ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão”, esclarece. A partir dessas opiniões, a Ufes elencará os objetivos institucionais a serem adotados para superar os desafios definidos para os próximos dez anos. “Assim, a Universidade poderá cumprir sua missão e alcançar a visão elaborada de acordo com os valores que adotamos”, sustenta.

A proposta, segundo Marcelo Sarcinelli, é fazer o cruzamento desses dados, de forma matricial, com os sete desafios institucionais definidos: infraestrutura e acessibilidade; ações afirmativas; inovação e responsabilidade social; promoção da saúde, desenvolvimento e valorização das pessoas; internacionalização; sustentabilidade ambiental e econômico-financeira; e imagem institucional. “Ou seja, ao responder às perguntas, a pessoa opina sobre o que deve ser objetivo da Ufes na implementação no ensino para o tema internacionalização, por exemplo, e o mesmo para a pesquisa, a extensão, a gestão e a assistência, e também para os demais desafios”, pontua.

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação, e o documento para o período 2021-2030 deve estar validado e aprovado até 31 de dezembro deste ano. O professor Rogério Faleiros, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador do Comitê Central do PDI – presidido pelo reitor Paulo Vargas –, observa que a missão proposta para esta década é a de garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção e promoção de avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e inovação, e com a promoção de direitos e de inclusão social.

Dúvidas sobre a enquete ou as etapas do PDI podem ser enviadas para o e-mail pdi@ufes.br.