Paulo Vargas e Roney Pignaton concluem mandato neste sábado, 23, com agradecimento à comunidade universitária

22/03/2024 - 18:10  •  Atualizado 11/04/2024 16:38
Texto: Thereza Marinho
Fachada do prédio da Reitoria da Ufes.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o vice-reitor, Roney Pignaton, encerram neste sábado, 23, seus mandatos à frente da Reitoria da Universidade. Nesta sexta, eles enviaram uma carta de agradecimento a todos os membros da comunidade universitária (veja abaixo o texto na íntegra) e destacaram a importante contribuição de todos para a superação das dificuldades e as conquistas alcançadas.

Junto com a carta, eles também encaminharam o Relatório da Gestão 2020-2024, apresentado aos gestores na última terça-feira, 19. O relatório reúne as principais realizações do últimos quatro anos, marcados pela maior crise sanitária deste século e todos os desafios para a manutenção do ensino durante o isolamento social.

Além dos avanços na área de ensino, o relatório traz as evoluções e conquistas registradas nas áreas de pesquisa e pós-graduação, inovação, extensão, internacionalização, assistência estudantil, infraestrutura, ações afirmativas e acessibilidade, desenvolvimento de pessoas, comunicação, cultura e planejamento institucional.

O material também aborda as ações desenvolvidas no Hospital Universitário e no Instituto de Odontologia da Ufes, nas bibliotecas e na Ouvidoria, além de recuperar a história da sucessão na Ufes em 2020 e a atuação dos Conselhos Superiores.

Conforme a portaria de nomeação publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 20, o mandato do reitor eleito, Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, começa no dia 24 de março. A nomeação da vice-reitora eleita, Sonia Lopes, é realizada pelo reitor, após o início do seu mandato.

Veja na íntegra da carta enviada pelo reitor Paulo Vargas e pelo vice-reitor Roney Pignaton:

À comunidade universitária

Amanhã, 23 de março, chegamos ao final da nossa gestão, depois de quatro anos de trabalho intenso, muitos desafios e importantes conquistas. Temos certeza de que, nesse período, a Ufes cresceu, se fortaleceu, ganhou mais qualidade e se tornou uma universidade ainda mais conectada com a sociedade e comprometida com o desenvolvimento regional e nacional.

Manifestamos aqui nosso agradecimento a toda a comunidade universitária, que nos acompanhou nessa jornada e contribuiu para a solução de cada problema com que nos deparamos. Aprendemos juntos a enfrentar e a superar a pandemia, um dos maiores desafios que a humanidade precisou encarar nos últimos tempos. Também aprendemos juntos a lidar com todas as questões, independentemente da suas escalas e complexidade, que se apresentaram nos anos em que estivemos à frente da Ufes.

Deixamos um agradecimento especial aos integrantes da  equipe que atuou nas diversas frentes da nossa gestão, aos diretores e às diretoras dos centros de ensino, aos integrantes dos Conselhos Superiores, e a todos os parceiros internos e externos que conosco dividiram a missão de conduzir a Ufes.

Com diálogo, planejamento, colaboração e muito trabalho, foi possível alcançar resultados valiosos que colocam a nossa universidade num patamar de qualidade relevante. A síntese desses resultados é apresentada no Relatório da Gestão 2020-2024, que temos a satisfação de apresentar a cada um e a cada uma.

Deixamos a Reitoria e a Vice-Reitoria, mas continuaremos empenhados em construir esta universidade que é tão querida por todos nós e tão necessária para o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico.

A partir da próxima semana, a Ufes passa a ser conduzida pelo professor Eustáquio de Castro, no cargo de reitor, e pela professora Sonia Lopes, no cargo de vice-reitora, aos quais desejamos que façam um excelente mandato.

Temos certeza de que a Ufes continuará trilhando o seu caminho de prosperidade como universidade pública, gratuita e de qualidade. Também temos a confiança de que ambos encontrarão o apoio e a colaboração da comunidade universitária, que deseja ver nossa universidade cada fez mais forte e inclusiva,  transformando vidas e realizando sonhos.

Paulo Vargas
Reitor