Parceria entre Ufes e plataforma Jaleko oferece material gratuito para alunos de Medicina

06/07/2021 - 17:19  •  Atualizado 08/07/2021 12:19
Compartilhe

Estudantes de Medicina da Ufes já podem usufruir da plataforma digital de ensino Jaleko, portal que disponibiliza conteúdo da área de Ciências da Saúde em formato de videoaulas, resumos, banco de questões, simulados e casos clínicos a alunos de graduação e de pós-graduação. A parceria entre a plataforma e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Ufes visa facilitar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo acesso gratuito ao material até o dia 1º setembro de 2021 na plataforma de bibliotecas digitais da Ufes.

Criado em 2015 pelos médicos Lucas Cottini e Guilherme Weigert, enquanto eram estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o portal já foi utilizado por mais de 100 mil usuários de várias instituições de ensino superior do Brasil. Os materiais disponibilizados para os estudantes são preparados e revisados por especialistas, e os vídeos são curtos, focando nos principais tópicos de cada tema.

Os cursos da plataforma Jaleko estão organizados em seis categorias: Curso Básico (disciplinas da grade curricular dos primeiros anos da graduação, como Anatomia e Bioquímica); Semiologia e Propedêutica (cursos relacionados às técnicas de exame do paciente, como anamnese); SUS e Preventiva (aborda o Sistema Único de Saúde e temas ligados a Saúde Coletiva e Epidemiologia); Especialidades Clínicas e Cirúrgicas (categoria em agrega cursos como Cardiologia e Pneumologia); Internato e Prática Médica (conteúdos mais direcionados à prática, como prescrição médica e plantão); e Além da Medicina (engloba temas que podem ser um diferencial na formação do estudante, como Empreendedorismo e Finanças).

O diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina, explica que o recurso contribui para a melhoria do aprendizado dos estudantes da Ufes, já que se trata de uma plataforma interativa. “Os conteúdos são voltados para o campo da Medicina e das Ciências da Saúde, são atualizados constantemente e servem como fonte de pesquisa e consulta aos estudantes”, destaca.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho