Palestra on-line aborda relação entre dinheiro e emoções nesta quarta, 24

22/05/2023 - 17:59  •  Atualizado 24/05/2023 18:38

Pessoas interessadas em conhecer mais sobre planejamento financeiro, mudança de hábitos e relação saudável entre renda e consumo podem se inscrever na palestra Dinheiro e Emoções: vamos falar sobre isso?, ofertada pela Superintendência de Educação a Distância (Sead). O evento é aberto ao público e será transmitido na próxima quarta-feira, 24 de maio, às 19 horas, pelo Canal da Sead no Youtube.

As inscrições serão recebidas pela Plataforma Colibri, onde também estão disponíveis as informações sobre como obter a certificação referente à participação. A iniciativa faz parte do Ciclo 2 de Palestras da Sead – Equilíbrio Emocional e Qualidade de Vida.

Segundo a psicóloga da Diretoria de Atenção à Saúde da Ufes (DAS) Solange Dall’Orto Marques, que ministrará a palestra, o objetivo da atividade é levar à reflexão sobre como os processos mentais influenciam nas escolhas e como as decisões econômicas interferem na qualidade de vida para, ao final, levar ao planejamento de um futuro financeiramente desejado. “Querendo ou não, é inevitável termos uma relação com o dinheiro. A palestra abordará, então, como nossas emoções influenciam nessa relação, visando ajudar as pessoas a melhorar suas decisões e escolhas, e até mesmo reconhecer quando é preciso pedir ajuda profissional”, explica a psicóloga.

Iniciado em 2022, o Ciclo de Palestras da Sead tem o objetivo de promover lives sobre temas diversos que possam contribuir para a formação pessoal e profissional dos estudantes da Ufes e da comunidade em geral. Segundo Araceli Covre da Silva, do setor de Projetos Educacionais da Sead, a escolha do tema para esta segunda edição do ciclo – Equilíbrio Emocional e Qualidade de Vida – se deu pela importância atual com o cuidado com a saúde, seja física ou emocional. “Há muitos casos, especialmente após a pandemia, de pessoas que relatam dificuldades de lidar com os problemas do dia a dia”, explica.

Temas abordados

A primeira live deste ciclo ocorreu no último dia 3 de maio, com a palestra Enfrentando o estresse na Universidade: estratégias para o dia a dia, proferida por Fabiana Pinheiro Ramos, professora do Departamento de Psicologia da Ufes e diretora de Política Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão.

Após Dinheiro e Emoções: vamos falar sobre isso?, será ofertada a palestra “Como posso cuidar melhor de mim: contribuições da psicologia positiva”, programada para 29 de junho, a ser ministrada pela psicóloga Milena Fiorim de Lima Lemas, também da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS).

Texto: Nábila Corrêa