Palácio Anchieta recebe exposição “Corpo humano: da célula ao homem”

O Museu de Ciências da Vida (MCV), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, inicia nesta quarta-feira, dia 1º de julho, a exposição “Corpo humano: da célula ao homem”, no Espaço Cultural Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

A exposição científica estará aberta ao público gratuitamente até o dia 30 de agosto, e as visitações poderão ser feitas das terças às sextas-feiras, das 9 às 18 horas; aos sábados, das 9 às 17 horas; e aos domingos, das 9 às 16 horas. A abertura oficial da exposição será realizada nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas, com as presenças do reitor Reinaldo Centoducatte; da diretora do CCS, Gláucia Abreu; e do governador do Estado, Paulo Hartung.

Na exposição, o MCV apresenta o seu acervo científico com cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, fixadas em formol ou plastinadas – moderno método de conservação –, réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e de animais pré-históricos, modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas.

O coordenador do MCV, professor Athelson Bitencourt, também curador da exposição, salienta que a mostra é uma oportunidade para se conhecer os segredos e curiosidades do corpo humano, sendo um rico aprendizado para o visitante. “A programação é extensa e traz ações educativas, como oficinas gratuitas para os visitantes”, afirma Bitencourt. O projeto idealizado pelo professor é inédito no Brasil.

Evolução

Na exposição, o visitante pode fazer uma viagem pela história da evolução humana, desde os primeiros vertebrados até a era moderna. Por meio de modelos didáticos em 3D e de microscópios, o visitante poderá visualizar toda a estrutura do corpo humano. Além disso, a exposição apresenta um corpo humano dissecado, vertical e fixado em formol. “É a peça que mais atrai a atenção dos visitantes”, destaca o professor Athelson Bitencourt.

A mostra também apresenta aspectos anatômicos e funcionais do corpo, das estruturas elementares às mais complexas, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, o desenvolvimento embrionário e fetal, e a anatomia comparada de vertebrados. 

Interatividade

A exposição do MCV traz conteúdo interativo, por meio de modernas tecnologias, em que o visitante pode transitar e ter acesso ao espaço multimídia, com capacidade para 45 lugares, onde será exibido o filme “Viagem por dentro do corpo humano”, com 15 minutos de duração.

A coleção é toda informatizada, com a utilização de modernas tecnologias da informação. Segundo o professor, é disponibilizado para os interessados um aplicativo para smartphone e tablet, acessível na internet, em que o visitante tem acesso a informações sobre cada peça, com opção de língua em português, inglês ou Libras, ou áudio em português.

Bitencourt, que é professor de Anatomia e Neuroanatomia do CCS/Ufes, destaca que a exposição oferece oficinas para os visitantes, incluindo a montagem de um corpo humano, de um esqueleto, e de um quebra-cabeça com radiografias de um esqueleto humano. A realização da mostra é resultado de uma parceria entre Ufes, Governo do Estado, CNPq, Fapes, Facitec, Ceturb-G e Central Única das Favelas (Cufa-ES).

Serviço:

Exposição científica “Corpo humano: da célula ao homem”
Período: de 1º/07 a 30 de agosto
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro de Vitória.
Visitação: das terças às sextas-feiras, das 9 às 18h; aos sábados, das 9 às 17h; e aos domingos, das 9 às 16h.
Entrada gratuita.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.