Painel de debates celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos nesta quinta-feira, 10

08/12/2020 - 19:32  •  Atualizado 10/12/2020 17:18

As iniciativas que buscam o respeito aos direitos humanos ganham destaque na agenda de eventos da Ufes desta semana, com a realização de um painel de debates nesta quinta-feira, 10, a partir das 14 horas. Com o tema A importância de celebrarmos o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o debate virtual será transmitido pelo canal da Ufes no YouTube. O dia 10 de dezembro é a data em que se comemora mundialmente os direitos humanos. O evento terá a participação do reitor Paulo Vargas e a mediação da professora do Departamento de Direito Brunela Vincenzi, presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes Cida Barreto.

Como debatedores convidados, estarão o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da Prefeitura de Vitória, Bruno Toledo, e a coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre Violência contra a Mulher (Lapvim) da Ufes Rosely Pires. Toledo é pesquisador em Política Social e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Rosely Pires coordena o projeto de pesquisa e extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências, que trabalha no desenvolvimento de propostas direcionadas para meninas, mulheres e jovens do bairro São Pedro, em Vitória, e que são vítimas de violência.

O painel de debates é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Ufes Cida Barreto, com apoio da Reitoria da Universidade. A professora Brunela Vincenzi salienta que a Comissão tem atuado ativamente, mesmo nesses tempos de pandemia e distanciamento social. “Estamos nos reorganizando a partir das mudanças que ocorrem na Universidade por conta dos reflexos da pandemia sobre todas as atividades”, explica. “Continuamos recebendo as denúncias e promovendo eventos de modo virtual”, acrescenta.

Campanha

Dentre as novas ações, a Comissão trabalha, no momento, no desenvolvimento de uma campanha que está sendo produzida pela Superintendência de Comunicação (Supec) da Ufes. “A ideia é dar visibilidade às razões que levaram os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a redigirem e aprovarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, e que permanece muito atual”, enfatiza a professora.

Ela lamenta a situação atual de desrespeito aos direitos humanos no Brasil. “De uma forma geral, podemos dizer que vivemos um momento de retrocessos, e a pandemia está nos mostrando, mais claramente, o aumento da pobreza, da dificuldade de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), da discriminação racial e da violência policial”, denuncia. Segundo a professora, uma das situações mais graves, neste momento, está na área da saúde: “A negação das pesquisas e seus resultados, e das recomendações dos cientistas para o controle da COVID-19 tem causado muitos danos”.

O reitor Paulo Vargas ressalta que, historicamente, a Ufes mantém ativas as pautas relacionadas aos direitos humanos. “Essa temática sempre esteve presente na agenda do ensino, da pesquisa e da extensão da Ufes, e também nas ações de conteúdo institucional”, pontuou.

Além do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente, que está vinculada ao Gabinete da Reitoria, o reitor observa outras ações que são realizadas em setores como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). “A temática dos direitos humanos deve perpassar, permanentemente, todas as áreas acadêmicas e administrativas, com necessária sensibilidade civilizatória”, conclui.

Texto: Luiz Vital