Público lota auditório para participar de debate com candidatos ao Governo do ES

24/09/2014 - 17:39  •  Atualizado 25/09/2014 17:36

Estudantes, professores e servidores da Ufes lotaram o auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), nesta terça-feira (23) para participar do debate com os candidatos ao governo do Espírito Santo promovido pelo Centro Acadêmico Livre de Administração (Calad).

Dos cinco candidatos convidados, estiveram presentes Camila Valadão (Psol), Mauro Ribeiro (PCB) e Roberto Carlos (PT). O atual governador, Renato Casagrande (PSB) foi representado pelo candidato a vice-governador, Fabrício Gandini. Já o candidato Paulo Hartung (PMDB) não compareceu.

No 1º bloco do debate os candidatos tiveram três minutos para apresentar suas principais propostas de governo. Os temas mais citados foram segurança pública, mobilidade urbana e políticas sociais.

No 2º bloco, os candidatos responderam à perguntas previamente enviadas pelos professores do Departamento de Administração. O primeiro a responder foi Mauro Ribeiro que, questionado sobre o decreto de Participação Social instaurado no atual Governo Federal, afirmou que não irá aderir e pretende construir o poder popular na sua gestão. O segundo foi Fabrício Gandini sobre mobilidade urbana. O candidato a vice-governador ressaltou que já estão sendo feitos investimentos na área e que sua candidatura pretende concluir o plano de mobilidade urbana, juntamente com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) até 2016. Por fim respondeu Camila Valadão sobre respeito à diversidade e liberdade religiosa. A candidata destacou a importância de combater a violência contra a mulher e a falta de políticas públicas para prevenir esses tipos de agressões. Até o final dessa etapa o candidato Roberto Carlos não havia chegado.

Público

No 3º bloco as perguntas foram feitas pelo público presente. Mauro Ribeiro repudiou o financiamento de campanhas e afirmou que essa atitude é extremamente agressiva aos trabalhadores. Já a candidata Camila Valadão ressaltou como o atual governo prioriza os grandes empresários e investimentos, com consequências para os impactos ambientais. Fabrício Gandini ressalvou que a gestão atual foi eleita a mais transparente e a melhor em gestão fiscal. O último a responder foi Roberto Carlos, que prometeu realizar a integração dos modais, investir na mobilidade urbana e implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nesse mesmo bloco os candidatos abordaram temas como educação, violência, movimentos sociais e desmilitarização da Polícia Militar.

No 4º bloco, os candidatos fizeram perguntas entre eles e o clima esquentou quando Roberto Carlos acusou o governo de Renato Casagrande (PSB) de ter gasto R$ 11 milhões em viagens em aviões particulares. Camila Valadão questionou o motivo da ruptura entre Casagrande e Paulo Hartung. Entre outras perguntas foi abordado índice de violência, educação em tempo integral e eleições diretas para diretores de escolas.

No 5º e último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais, propostas e pediram votos para seus partidos e coligações.

Por Jéssyka Saquetto, com foto de Maria Luiza Silva (bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho)