A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura, promoverá a oficina gratuita “Prática de Orquestra para a Música Popular Brasileira”, que será ministrada pelo maestro Alex Santana e pelo percursionista e multi-instrumentista Gilson Amaral, ambos da Orquestra Contemporânea de Olinda.
O evento acontecerá nesta sexta-feira, 23, das 15 às 18 horas, na lagoa da Ufes. Para participar os interessados deverão levar seu próprio instrumento e é preciso ter razoável conhecimento técnico, ou seja, ter domínio sobre a leitura rítmica e afinação. Serão ofertadas 40 vagas e as inscrições serão feitas no dia e local da oficina.
A oficina contará com práticas de metais e percussão e abordará a prática e a formação da linguagem da música popular brasileira; a expansão das mudanças culturais e suas análises; e a evolução técnica do profissional de música.
Segundo o secretário interino de Cultura da Ufes, Aníbal de Souza, é a primeira vez que a orquestra vem ao Estado. “É uma excelente oportunidade para todos aqueles que se interessam por música brasileira e é sempre muito bom poder trocar experiência com quem já tem uma bela trajetória”, afirma Souza.
Atualização
O curso de prática de orquestra tem por finalidade estabelecer uma nova linguagem e a atualização do repertório, bem como conhecer novos compositores e arranjadores e suas obras. Também pretende apresentar uma nova proposta de execução musical e ampliação do conhecimento técnico-pedagógico da música brasileira.
A Orquestra Contemporânea de Olinda se apresentará em Vitória, no sábado, 24, e já conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy Latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos Estados Unidos.
Por Hélio Marchioni
Universidade Federal do Espírito Santo