OMS realiza neste sábado, 31, campanha do Dia Mundial sem Tabaco

30/05/2014 - 16:44  •  Atualizado 30/05/2014 16:44

Por Marina Amorim (*)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra neste sábado, 31 de maio, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco, que este ano tem como tema “Aumentar impostos sobre os produtos de tabaco reduz o seu consumo e salva vidas”. Neste dia, a OMS tem o objetivo de promover uma reflexão acerca dos perigos causados pelo uso do tabaco, alertar a população sobre os riscos do consumo e contribuir para o controle do tabagismo no mundo.

O tema escolhido para a campanha tem a proposta de chamar a atenção dos países para a necessidade da implantação de políticas de aumento de preços e impostos sobre os produtos de tabaco como estratégia efetiva para a redução do consumo.

Em Vitória, como parte da campanha, o Cepad - Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas da Ufes realizou ações educativas de prevenção ao tabagismo com panfletagens e abordagens junto aos usuários do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - Hucam, além de atividades internas de prevenção. O Centro estuda os diversos aspectos relacionados ao abuso e à dependência de drogas, e à prevenção e tratamentos destas condições patológicas.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho