Obras do acervo da Ufes integram exposição no Museu de Arte do Espírito Santo

04/10/2022 - 17:06  •  Atualizado 07/10/2022 17:18

Obras da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), da Ufes, ocupam a sala permanente do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) a partir desta terça-feira, 4. Trata-se da exposição Imagem e Palavra, uma seleção de 12 obras de dez artistas que integram os acervos das instituições. A mostra já está aberta ao público e tem entrada gratuita.

Do acervo da Gaeu, estarão expostos trabalhos de Rubens Gerchman, Antônio Henrique Amaral, Nice Avanza, Paulo Bruscky e Elpídio Malaquias; do Maes, além de outra obra de Malaquias, a mostra reúne produções de Fernando Accarino, Geovani Lima, Rosindo Torres, Néle Azevedo e Uiara Bartira.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 23 de abril de 2023, de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. O Maes fica localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, 631, no Centro de Vitória.

Segundo o diretor do Maes e curador da mostra, Nicolas Soares, o elo dos trabalhos é a escrita, não necessariamente como elemento central, mas como possibilidade narrativa. "As imagens estão organizadas em algo que é maior, algo que está na cultura. Determinadas palavras trazem determinadas imagens. A exposição quer colocar um contraponto: como uma palavra pode trazer outras imagens, assim como o poder narrativo das imagens pode construir múltiplas histórias e manifestações", explica Soares.

História da cultura

Para a coordenadora da Gaeu, Ananda Carvalho, os acervos de artes visuais das duas instituições são "os mais importantes do estado". Com cerca de duas mil obras, o acervo da Universidade, construído com aquisições e doações a partir dos anos 1970, ajuda a contar a história da cultura do Espírito Santo em diálogo com as produções nacionais e internacionais. Ao saírem do ambiente acadêmico para o Centro de Vitória, as obras entram em contato com outros tipos de público.

"É importante que esse acervo seja um espaço aberto, que entre em diálogo com a comunidade. A exposição promove, além da pesquisa e do ensino para estudantes de arte, o contato das obras com o público espontâneo do museu, não só da Grande Vitória, mas de turistas que visitam a cidade", afirma a coordenadora.

Ela destaca, na seleção de obras de Imagem e Palavra, as reflexões políticas contidas em vários dos trabalhos do acervo da Gaeu: Paulo Bruscky, representante da arte postal, que desde a época do regime militar produz obras de teor combativo, e Nice Avanza, mulher negra que motiva um debate de perspectiva decolonial a respeito da arte naif, por exemplo. "São obras que compreendem desde o final dos anos 1960 até a década de 1990 e trazem questões muito urgentes sobre a importância da arte para a perspectiva política do país", afirma.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes