Núcleo de Línguas da Ufes abre período de matrícula para a comunidade

12/07/2021 - 18:06  •  Atualizado 13/07/2021 18:28

O Núcleo de Línguas da Ufes está com matrículas abertas para os cursos de idiomas. Estudantes matriculados na rede pública de ensino (ensinos fundamental, médio ou superior) e estudantes bolsistas em instituições da rede privada (desde que sejam beneficiários de bolsas de estudos 100% dos programas sociais dos governos federal, estadual ou municipal) têm até a próxima quarta-feira, 14 de julho, para se inscreverem em um dos cursos ofertados pelo Núcleo.

A partir do dia 15 de julho, será aberto o período de matrícula para o público em geral.

Todo o procedimento para matrículas é realizado pela internet, e o custo da semestralidade é de R$ 580, não estando incluído nesse valor o material didático. Clique aqui para mais informações.

Nivelamento

Para estudantes que já têm algum conhecimento prévio do idioma que pretendem estudar, é necessário fazer o teste de nivelamento, cujo objetivo é avaliar o grau de conhecimento dos que desejam ingressar em níveis não iniciantes (a partir do nível 2) nos cursos oferecidos no Núcleo de Línguas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

No caso desse público, as inscrições vão de 16 a 22 de julho e são realizadas somente pelo portal do candidato.  A taxa para a realização do teste é de R$ 60, com pagamento em boleto bancário até 23 de julho.

O teste de nivelamento será realizado ao vivo, com a orientação de um professor, por meio da plataforma digital Microsoft Teams e avaliará os conhecimentos do candidato nas quatro habilidades (compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão escrita e expressão oral).

Clique aqui e saiba mais sobre o processo de nivelamento.

Aulas on-line

No semestre 2021/2, as aulas do Núcleo de Línguas continuarão sendo realizadas em formato on-line, ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams. A carga horária do semestre é de 51 horas, divididas em 45 horas de aulas síncronas (em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/rematrícula) e seis horas de atividades assíncronas.

Atividades assíncronas são as que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos (ou entre alunos), ainda que essa interação não se dê simultaneamente. Desse modo, professores e alunos não precisam realizar uma atividade ao mesmo tempo como ocorre nas aulas on-line pela plataforma. Essas atividades são sujeitas a avaliação e supervisionadas pelas equipes de professores de cada idioma.

Mais informações sobre o calendário de matrícula, testes e aulas para o segundo semestre de 2021 estão disponíveis no site https://nucleodelinguas.ufes.br/ ou podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@clinguas.org.br e pelos seguintes telefones:

- (27) 4009 2875 – das 8h às 17h
- (27) 4009 2876 – das 10h às 19h