As pessoas interessadas em participar do Inverno Astrofísico 2025 têm até o dia 20 de agosto para efetuar a inscrição por meio do site do evento, além de obter informações sobre taxas, hospedagem e alimentação. Promovido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo) da Ufes, o Inverno Astrofísico será realizado entre os dias 15 e 20 de setembro, em Itaúnas, Conceição da Barra.
Com o formato de escola acadêmica, o evento discutirá temas como gravitação, cosmologia e astrofísica e é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em Física e áreas afins. Serão ofertados minicursos, oficinas e seminários avançados, num ambiente propício para a interação entre palestrantes e estudantes. Há espaço, ainda, para os inscritos apresentarem suas comunicações e pôsteres.
Como nos anos anteriores, ao final do evento será anunciado o melhor trabalho apresentado por estudante de graduação, que receberá o Prêmio Antonio Brasil Batista. Também serão premiados com menções honrosas outros três trabalhos. A seleção será feita por uma comissão formada por três dos palestrantes convidados.
Entusiasta da criação da Escola de Inverno Astrofísico, Antonio Brasil Batista foi um dos fundadores do Cosmo/Ufes na década de 1970. O professor permaneceu ativo em ensino, pesquisa, extensão e orientação acadêmica até o seu falecimento, em 2020, aos 81 anos.
O Inverno Astrofísico 2025 tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
Confira a programação científica:
Minicursos (3h)
Gravitação: Thiago Caramês (UFF)
Cosmologia: Sandro Vitenti (UEL)
Astrofísica: Mariana Pena Lima (UnB)
Matéria e energia escuras: Hermano Velten (Ufop)
Ondas gravitacionais: Júnior Toniato (Ufes)
Universo primordial: Luiz Filipe Guimarães (UEL)
Seminários (1h)
Buracos negros: Denis Rodrigues (Ufes)
Radioastronomia: Wiliam Ricaldi (Ufes)
Objetos compactos: Jaziel Goulart (Ufes)
Cosmologia quântica: Júlio Fabris (Ufes)
Defeitos Topológicos: Thiago Caramês (UFF)
LSST/Vera Rubin: Mariana Pena Lima (UnB)
Oficinas (2h)
Métodos numéricos em cosmologia: Sandro Vitenti (UEL)
Dados observacionais em cosmologia: Hermano Velten (Ufop)
Universidade Federal do Espírito Santo