
O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF/Ufes) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Reconhecimento Ouro da Receita Federal do Brasil (RFB) na Certificação Anual e Nacional dos NAFs – um Programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal que presta assistência gratuita à população. A premiação leva em conta os números de atendimentos no ano anterior e as boas práticas registradas para além da assistência fiscal.
Em 2024, foram 940 assistências e 18 boas práticas, o que levou o NAF/Ufes ao quarto lugar na 7ª Região Fiscal, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre as ações realizadas pelo NAF/Ufes estão os mutirões de atendimento na Associação de Pescadores de Santa Cruz, em Aracruz, e no Terminal Pesqueiro de Vitória, bem como palestras e assistência ao público em geral.
O certificado foi conferido pela Superintendência Regional da Receita Federal da 7ª Região Fiscal. “Receber este certificado é motivo de muito orgulho para toda a equipe do NAF/Ufes, pois representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído com dedicação de nossos estudantes e parceiros ao longo de 2024”, afirmou a professora do Departamento de Ciências Contábeis da Ufes Marília Nascimento, coordenadora do Núcleo. Ela disse mais: “Isso nos motiva a seguir ampliando nossas ações e reforça a importância da universidade pública como agente transformador da sociedade”.
Acesso a direitos

Nascimento reafirmou o compromisso de “oferecer um serviço de qualidade ao público-alvo, promovendo a cidadania fiscal e o acesso a direitos por meio da informação”. Ao mesmo tempo, diz ela, “o NAF é um espaço de formação prática para os nossos alunos do curso de Ciências Contábeis, que têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais, com responsabilidade social”.
Neste ano, o prêmio foi concedido em duas categorias: a geral (com certificados ouro, prata ou bronze), que premia de acordo com o número de assistências prestadas ao cidadão e a realização de boas práticas; e a categoria especial, que é um reconhecimento por distinção de mérito, dividida entre os certificados diamante (por inovação e aplicação comprovada das dinâmicas educativas disponibilizadas pela Receita) e rubi (pela realização de ações que observem as finalidades do programa Mulher Cidadã, criado pela Portaria nº 26/2023 do Ministério da Fazenda).
Estiveram presentes na cerimônia de premiação o delegado da Receita Federal em Vitória, Eduardo Augusto Roelke; o delegado adjunto, Leonildo Soares Júnior, as coordenadoras regionais da Cidadania Fiscal da Receita Federal na 7ª Região Fiscal, Carolina Nepomuceno e Ticiana Saloman; a representante da Cidadania Fiscal da Receita Federal em Vitória, Laura Gadelha; e os estudantes que integram o NAF Ana Luiza Lopes, Arthur Mota, Daiani Castro e Maria Eduarda Oliveira.
Atendimento
Os atendimentos no NAF/Ufes acontecem na sala 10 do Departamento de Ciências Contábeis, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Confira os dias e horários:
• segundas-feiras, das 9 às 14h;
• terças-feiras, das 8 às 12h e das 14 às 18h;
• quartas-feiras, das 8 às 11h e das 14 às 18h;
• quintas-feiras, das 8 às 12h e das 16 às 18h;
• sextas-feiras, das 14 às 18h.
Imagem: Freepik
Foto: Receita Federal