Novos estudantes lotam o Teatro Universitário no primeiro dia letivo de 2020

02/03/2020 - 17:37  •  Atualizado 03/03/2020 19:56

Centenas de estudantes lotaram o Teatro Universitário nesta segunda-feira, 2,  para participar da Recepção Institucional de boas-vindas aos novos alunos do campus de Goiabeiras. Eles foram recebidos pelo reitor Reinaldo Centoducatte (foto); pela pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo; pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Emanuele Kiss, além de diretores de Centro e professores.

Com o tema Educação superior é direito social. É direito de todos!, a recepção, que será realizada nos quatro campi da Ufes, busca discutir a importância e a necessidade das instituições de ensino superior públicas como direito social, tanto para a formação da cidadania, quanto para o desenvolvimento do país.

“Essa ação faz parte da nossa política de acolhimento, que tem três ações complementares e integradoras: a Mostra de Profissões, o primeiro momento, em que vocês se aproximam da instituição para conhecer nossos cursos; o ato da matrícula, que tentamos fazer da forma mais acolhedora; e esta aqui, da recepção institucional”, explicou Zenólia Figueiredo.

O professor Gustavo Forde destacou que a universidade é, principalmente, um espaço de diversidade. “Aqui é um espaço de multiplicidade; de multiplicidade de cursos, de conhecimentos, de linhas de pesquisa, de saberes, de projetos de extensão. Eu desejo que cada um de vocês tenha a melhor formação profissional e técnica, mas que, sobretudo, que essa formação ande de mãos dadas com a melhor formação humana e social possível. O meu desejo é que vocês vivam intensamente essa universidade federal”, destacou.

Inclusão e desafios

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou a importância das políticas de inclusão e lembrou que a Ufes, antes mesmo da publicação da Lei de Cotas, instituiu em 2008 a política de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. “Isso porque temos a certeza de que a educação, se não for o único, é o principal vetor de mobilidade social”, afirmou.

Centoducatte também apontou que novos desafios surgiram e que a Universidade precisa estar unida para enfrentá-los. “Sem um povo culto, um povo que tem conhecimento, que pode transformar esse conhecimento em valor, nós não temos perspectiva de desenvolvimento e de nos colocarmos em um novo patamar num cenário competitivo internacional. Não podemos abrir mão dos direitos e do exercício da democracia, do livre pensar, do livre expressar, do livre produzir. Vocês são importantes e necessários para o presente e para o futuro do nosso país. Muito obrigado por escolherem a Ufes como a casa que os formará e os transformará em profissionais que dignificarão a nossa Universidade”, finalizou.

Direitos

Na sequência, a pró-reitora Zenólia Figueiredo fez uma reflexão sobre o tema escolhido para a recepção, Educação superior é direito social. É direito de todos!. “O importante é que vocês pensem que a universidade federal é, sim, um direito, mas que esse direito não tem sido plenamente efetivo. Pelo contrário, temos sido bastante atacados em relação às pesquisas e ao desenvolvimento que temos conseguido dar às nossas instituições. Mas temos conseguido sobreviver. E é importante que vocês cheguem com a possibilidade de refletir sobre todas essas questões”, salientou.

Depois, os estudantes receberam algumas informações sobre a vida acadêmica, relacionadas às áreas de graduação, extensão e assistência estudantil.

Neste primeiro semestre de 2020, mais de 2.700 novos alunos ingressaram em 73 cursos de graduação dos quatro campi da Ufes.

Veja abaixo as datas da recepção institucional nos demais campi:

- campus de Maruípe - dia 3/3, às 9 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos
- campus de Alegre - dia 9/3, às 18 horas, na quadra coberta
- campus de São Mateus - dia 12/3, às 14 horas, no Auditório Central

Outras ações estão sendo preparadas pelos centros de ensino para apresentar a Universidade e os cursos aos calouros. A programação foi enviada para os estudantes por e-mail, mas outras informações sobre os eventos também poderão ser obtidas na coordenação de cada curso.

Além disso, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizará atividades, incluindo explicações sobre como funciona o movimento estudantil capixaba.

Texto e foto: Thereza Marinho