Novos estudantes estrangeiros são recebidos para o ano letivo de 2024

08/03/2024 - 17:46  •  Atualizado 11/03/2024 20:16

Nesta sexta-feira, 8, a Ufes recebeu mais um grupo de estudantes estrangeiros que vão ingressar na Universidade neste primeiro semestre. A acolhida foi realizada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, em dois momentos, pela manhã e à tarde.

De manhã, as boas-vindas foram dadas a três estudantes franceses da universidade Arts et Métiers, na sala de reuniões da Reitoria. Eles permanecerão na Ufes por um semestre, cursando disciplinas de engenharia mecânica, engenharia civil e engenharia de produção.

Com o objetivo de fortalecer a parceria com a universidade francesa e promover a internacionalização, a Ufes oferecerá, pela primeira vez, disciplinas na língua inglesa, que serão cursadas pelos estudantes recepcionados e ofertadas também a estudantes da Ufes que já possuem fluência no idioma, para que possam praticá-lo e aprimorá-lo.

A estudante Laura Darty compartilhou suas expectativas: “Estou feliz de estar aqui e animada para aproveitar as experiências em projetos de extensão”. O estudante Pierre Larribau comentou: “Escolhi Vitória por gostar do que vi pela internet. A cidade condiz com o que eu pesquisei, é muito bonita”.

Outros programas

À tarde, na Biblioteca Central, a acolhida foi para estudantes do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), estudantes em situação de refúgio e ingressantes por meio do programa de bolsas de mestrado e doutorado Cooperation Group of Brazilian Universities (foto principal).

Eles foram apresentados à Ufes e aprenderam um pouco mais sobre o Brasil e a cultura capixaba por meio de um quiz.

Além da equipe da SRI, participaram da acolhida o diretor do Centro Tecnológico, Lorenzo Luchi, e professores de engenharia (pela manhã); e a professora do Departamento de Filosofia da Ufes e titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Brunela Vincenzi (à tarde).