Novo edital para cadastro no Programa de Assistência Estudantil será publicado dia 18

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) publicará na segunda-feira, 18, edital para os estudantes que têm interesse em receber benefícios vinculados ao Programa de Assistência Estudantil (Proaes) da Ufes. O certame será publicado no site da Proaeci, e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo Portal da Assistência Estudantil até o dia 1º de maio.

Os requerentes devem ter ingressado na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021/2 ou 2022/1, ou serem ingressantes de semestres anteriores e não estarem cadastrados na assistência estudantil, e contar com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Assista ao Tutorial para Cadastro no Proaes disponibilizado pela Proaeci

Há cinco espécies de auxílio disponibilizados pelo Proaes: alimentação, moradia, transporte, material de consumo e empréstimo estendido de livros. Podem se cadastrar estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de qualquer campus da Ufes, preferencialmente em primeira graduação. 

Atualmente, há 4.266 estudantes inscritos no Proaes, e a expectativa é que cerca de 1.200 novos alunos se inscrevam nessa nova chamada. A divulgação do resultado parcial da avaliação socioeconômica está prevista para 17 de junho. Após a publicação, será aberto prazo de dois dias úteis para recurso. O resultado final deverá ser disponibilizado no dia 1º de julho. Os pagamentos serão retroativos ao mês de abril.

Conheça os auxílios do Proaes:

- Auxílio alimentação: consiste no desconto de 100% em refeições nos restaurantes universitários. Caso o estudante tenha filhos com idade entre 6 e 11 anos, estes também serão contemplados com a gratuidade;

- Auxílio empréstimo estendido de livros: consiste em um prazo maior de empréstimo, de no máximo 30 dias, podendo ser renovado por igual período;

- Auxílio moradia: pagamento mensal de R$ 200 para custeio de parte das despesas com moradia. Os requerentes dos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe) não podem ter família residente nas cidades servidas pelo sistema de transporte coletivo (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória). Já em relação aos matriculados em cursos nos campi de Alegre e São Mateus, haverá uma avaliação de acordo com o local de residência familiar e a disponibilidade de transporte municipal;

- Auxílio transporte: repasse mensal de RS 97,50 para o estudante custear parte de suas despesas de locomoção. Os estudantes de Vitória e São Mateus devem residir a, pelo menos, mais de três quilômetros dos campi. Já os de Alegre poderão solicitá-lo se residirem nos distritos ou nos municípios cuja distância seja superior a três quilômetros e inferior a 50 quilômetros;

- Auxílio material de consumo: auxílio financeiro de R$ 50 para custeio de parte das despesas com material de uso didático.

Mais informações estão disponíveis em https://proaeci.ufes.br/proaesufes.

 

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.