Nota sobre denúncia contra docente por manifestações preconceituosas em sala de aula

20/02/2026 - 16:05  •  Atualizado 20/02/2026 16:21
Compartilhe
Cartaz com a inscrição "Nota à comunidade" e uma foto da reitoria ao fundo, em tons de azul

A Administração Central da Ufes informa que tomou conhecimento nesta quinta-feira, 19, de uma denúncia encaminhada à Ouvidoria contra uma professora que, segundo relatado, teria pronunciado afirmações de caráter racista, capacitista e preconceituoso em sala de aula.

A Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e de Correição da Universidade (DPMC/Ufes) afirma que em menos de 24 horas foi emitido e encaminhado ao reitor um parecer de admissibilidade da denúncia. Na sequência foi instaurada uma investigação preliminar sumária, que será conduzida pela DPMC. Caso fique caracterizada a prática de infração disciplinar, será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a docente.

A Administração Central da Ufes destaca que repudia todo e qualquer ato ou manifestação preconceituosa em seus campi, e afirma estar empenhada em desenvolver políticas e ações que reforcem seu compromisso com a prevenção e o combate ao assédio e à discriminação na comunidade universitária.

Como parte dessas ações, desde que foi criada em 2024, a DPMC realizou visitas aos 11 Centros de Ensino da Universidade a fim de promover encontros para tratar de temas como assédio, preconceito e violência. 

Em 2025, a Ufes lançou o guia Linguagem de Respeito, material enviado a todos os membros da comunidade universitária e que propõe a conscientização sobre linguagem inclusiva e respeitosa no âmbito da Universidade. No mesmo ano, foi lançada a cartilha Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, iniciativa que integra o Programa e o Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Ufes. Como parte das ações do Programa, a Ouvidoria já iniciou um ciclo de palestras em todos os Centros de Ensino e unidades administrativas da instituição, eventos que têm como objetivo fortalecer a cultura de transparência e respeito aos direitos institucionais.

Por fim, a Administração Central da Ufes declara que todo e qualquer ato de racismo, discriminação e assédio ocorrido dentro de seus campi será apurado, a fim de que sejam adotadas as providências previstas em lei, sempre que necessário.

Categorias relacionadas