No Dia Mundial de Segurança do Paciente, evento discute cuidado materno e neonatal

16/09/2021 - 11:40  •  Atualizado 17/09/2021 15:23
Compartilhe

O Grupo de Estudos sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (G.Qualis) da Ufes realiza nesta sexta-feira, 17, uma reunião on-line sobre o tema Cuidado materno e neonatal seguro. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial de Segurança do Paciente.

A reunião acontece a partir das 13h30 e conta com a participação de Beatriz Reis, uma mãe que relatará a vivência da internação do seu filho em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). O evento é aberto ao público e, para participar, basta clicar no link https://meet.google.com/dqm-rijna-zqt.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, com o propósito de mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente. Segundo dados da OMS, diariamente 830 mulheres em todo o mundo morrem de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. E, anualmente, 2,5 milhões de bebês morrem logo após nascer.

“No Brasil, essa tragédia foi agravada pela pandemia, com o registro de 38 óbitos maternos por covid-19 a cada semana em 2021, segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro. A maioria das mortes durante a gravidez decorre de causas que poderiam ser tratadas. Diante disso, realizaremos ações no nosso estado com vistas a aumentar a visibilidade e a discussão sobre o tema”, relata a coordenadora do GQualis e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Flávia Portugal.

A professora, que também é membro da Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), informa ainda que, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), já estão programados outros encontros e uma sessão na Assembleia Legislativa do Estado para falar sobre a temática.  

Outras informações sobre o evento e sobre o G.Qualis estão disponíveis no perfil gqualis.ufes no Instagram ou poderão ser obtidas pelo e-mail gqualis.ufes@gmail.com.

Reuniões

Essa será a segunda reunião do grupo neste semestre. A primeira aconteceu em 27 de agosto e abordou o tema Ciência da Melhoria, com participação da médica infectologista Daniela Bernardina. O objetivo dos encontros é proporcionar um espaço de discussão e reflexão, visando à inserção e ao fortalecimento da temática qualidade em saúde e segurança do paciente no meio acadêmico, bem como nos serviços de saúde.

As reuniões do GQualis acontecem mensalmente em formato remoto, com a participação de estudantes da graduação e do mestrado profissional em Enfermagem e da pós-graduação em Saúde Coletiva; de profissionais da saúde atuantes nas áreas de Enfermagem, Farmácia e Odontologia em diferentes instituições públicas e privadas da Região Metropolitana de Vitória; além de representantes da Comissão Estadual e Regional de Segurança do Paciente do Espírito Santo.

Ciclo de palestras

O Dia Mundial de Segurança do Paciente também é tema de um ciclo de palestras que está sendo realizado durante o mês de setembro pela Vigilância Sanitária da Sesa, por meio da Comissão Estadual de Segurança do Paciente (Cesp/ES), em parceria com a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente (Sobrasp) e a participação da Ufes. Clique aqui para conhecer a programação.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho