Neab realiza seminário sobre formação para o combate ao racismo. Inscrições abertas

17/11/2023 - 16:53  •  Atualizado 20/11/2023 17:34
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o XIV Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras, que será realizado de forma on-line, de 27 de novembro a 1º de dezembro. Trazendo o tema Formação de professores, lideranças e agentes públicos: conhecimentos ampliados e políticas de combate ao racismo, o evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Ufes). Os interessados em participar como ouvintes poderão se inscrever de forma gratuita até 25 de novembro, por meio do formulário on-line.

A transmissão do Seminário será feita pelo canal do Neab no Youtube, com início às 19 horas. As apresentações de comunicações nos grupos de trabalho serão feitas pelo Google Meet, das 14 às 17 horas.

Segundo os organizadores, durante o evento, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e agentes públicos apresentarão suas trajetórias e resultados de pesquisas relacionadas ao tema do seminário. O seminário também tem uma dimensão propositiva para novos projetos de pesquisa e para a implementação de políticas públicas de combate ao racismo.

Programação

Na Conferência de Abertura, no dia 27, será apresentada uma avaliação sobre a formação de professores e a implementação das leis que tornaram obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. O tema será conduzido pelo professor titular da Universidade Federal do Ceará, Henrique Cunha Júnior (UFC).

Nos dias 28 e 29, serão ministrados, respectivamente, os minicursos Formação de lideranças e agentes públicos em perspectiva antirracista e Trajetórias educacionais de lideranças negras e de agentes públicos antirracistas.

Já em 30 de novembro, haverá o lançamento de livros com temáticas afro-brasileira e indígenas. A mesa de encerramento apresentará, em 1º de dezembro, o tema Trajetórias e formação de lideranças em povos tradicionais de terreiro e suas estratégias de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.

Clique aqui e veja a programação completa.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho