Mulheres negras na política é tema de filme e debate nesta segunda, 30, a partir das 18h

Para encerrar o mês da Consciência Negra, o Cine Metrópolis exibe, na noite desta segunda-feira, 30, o documentário Sementes: mulheres pretas no poder, que apresenta o impacto do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (1979-2018) na política brasileira. A exibição tem início às 18 horas, no canal do Cine Metrópolis no YouTube, seguido por debate com a participação da pesquisadora Bárbara Cazé e da vereadora eleita de Vitória Camila Valadão, tendo mediação da cineasta Daiana Rocha.

Ao longo de cem minutos de duração, o documentário mostra a ocupação de espaços na política por mulheres negras, revelando algumas candidatas que emergiram na disputa pelas eleições de 2018, como Jaqueline Gomes, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Tainá de Paula e Talíria Petrone. De acordo com a Plataforma Taturana, responsável pela distribuição do filme, o documentário “mostra como é o processo de construção das mulheres como figuras políticas, como driblam as dificuldades financeiras e trazem de volta às urnas eleitores desacreditados, que desistiram do voto”.

Dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano, a obra foi gravada no Rio de Janeiro, durante o primeiro turno das eleições de 2018, e lançada este ano.

Debate

Logo após a exibição do documentário, será promovido um debate acerca da temática abordada no filme. A pedagoga Bárbara Cazé, mestre em Educação pela Ufes, é uma das participantes. Idealizadora e coordenadora do Cineclube Afoxé, ela é curadora em festivais de cinema no Brasil e integra o grupo de pesquisa Identidades e Culturas no Cotidiano da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde cursa doutorado, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes. Bárbara Cazé é, ainda, organizadora do livro Mulheres negras na tela do cinema, publicado em 2020.

A outra participante é Camila Valadão, recém-eleita vereadora pela cidade de Vitória. Ela é assistente social e doutoranda em Política Social pela Ufes. O debate terá mediação da cineasta Daiana Rocha, diretora dos curtas Braços vazios e Arquitetura dos que habitam.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.