Mostra de Ciências traz show de mágica envolvendo a matemática

26/11/2020 - 17:35  •  Atualizado 27/11/2020 17:41

O segundo dia da Mostra de Ciências, que ocorre durante a Semana de Conhecimento, trouxe atrações que desvendaram segredos da matemática nunca revelados. A apresentação MateMágica, realizada pelo grupo PET Matemática, exibiu shows enigmáticos de forma interativa com o público, que ao final de cada experiência recebia explicações sobre os acontecimentos.

Em uma das atrações, a estudante e integrante do PET Eduarda Rodrigues apresentou um quadro e, aos participantes, era solicitada a escolha de um número entre 10 e 99. Em seguida, era feita a subtração dos algoritmos componentes dele e, na sequência, era mostrada uma tabela com símbolos do lado dos números. A estudante, então, destacava um deles e perguntava se era esse que correspondia com o resultado dos espectadores, o que se confirmava.

Durante o show, outros participantes do PET Matemática apresentaram mais três atrações interativas com o público, formado em sua maioria por alunos e professores da educação básica.

Outros vídeos com experiências apresentadas na Mostra de Ciências estão disponíveis na página https://scufes.org/mostra-de-ciencias/.

A Semana do Conhecimento segue até o dia 27 de novembro, de modo totalmente gratuito e on-line. A programação e os links de acesso aos eventos estão disponíveis em scufes.org. Já os vídeos gravados das mesas e das conferências podem ser assistidos nos canais Ufes Oficial e Proex Ufes no YouTube.

Texto: Mikaella Mozer (bolsista de projeto de Comunicação)