Mistura de documentário e ficção, longa nacional estreia no Metrópolis nesta quinta, 6

05/10/2022 - 18:53  •  Atualizado 07/10/2022 12:06
Compartilhe

Transitando nas fronteiras entre documentário e ficção, o filme Enquanto Estamos Aqui (foto) estreia no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 6, às 17h30. Dirigido por Clarissa Campolina e Luiz Pretti, o longa nacional acompanha a relação entre uma imigrante libanesa, recém-chegada a Nova Iork, e um brasileiro, que mora na cidade há dez anos. Após a sessão de segunda-feira, 10, haverá debate com especialista.

A primeira peculiaridade do filme é sua narração. Sempre em off - com locução da diretora e dramaturga Grace Passô -, o relato é constituído por trechos de vários autores, como o crítico norte-americano Jonathan Crary e a poeta mineira Ana Marques. Além das citações, o texto do longa, com forte teor literário, descreve as ações entre os protagonistas sem que eles apareçam, de fato, nas imagens. 

Ao esconder os corpos dos personagens, Enquanto Estamos Aqui provoca o espectador a imaginá-los nos cenários descritos e a colocar um pouco de sua vivência e repertório criativo nesta história quase fantasmagórica. O filme, assim, é um convite aos sentidos, por meio da sucessão de imagens e de sons ao longo dos pouco mais de 70 minutos de projeção.

Mostra

Além da estreia nacional, um destaque da programação do Cine Metrópolis é a mostra Encontros com Hong San-soo, que acontece a partir desta quinta, 6, e vai até o dia 19 de outubro. Com sete filmes de sua extensa filmografia, a retrospectiva apresenta grandes momentos de um dos mais célebres diretores sul-coreanos da atualidade. O evento começa com a exibição de seu longa mais recente estreado no Brasil, Encontros (2021). Veja a programação completa.

O filme Onoda - 10 Mil Noites na Selva, de Arthur Harari, entra em sua última semana de exibição. Baseado em uma história real, o longa retrata a vida de um soldado japonês que continuou lutando na Segunda Guerra Mundial por 30 anos após o fim do conflito.

Já na quarta-feira, 12, às 16h30, o Cine Metrópolis comemora o Dia das Crianças com a exibição do filme infantil Além da Lenda (foto), de Marília Mafé e Marcos França. No longa, um trio de personagens do Halloween vem ao Brasil para tentar capturar um livro secreto do folclore e, assim, dominar as lendas brasileiras.

Confira abaixo a sinopse dos filmes em cartaz de 6 a 12 de outubro:

Enquanto estamos aqui, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti (Brasil, 2019, 77') - Trailer
Lamis e Wilson são imigrantes em Nova Iorque. Ela, uma libanesa que acaba de chegar, e ele, um brasileiro que mora ilegalmente na cidade há dez anos. Uma narrativa híbrida construída com uma abordagem poética; um diário de viagem que se torna uma crônica e nos leva para a essência da micropolítica humana em tempos de globalização: um reino incerto de desejos, esperança e medo. Não recomendado para menores de 12 anos.

Além da Lenda, de Marília Mafé e Marcos França (Brasil, 2020, 90') - Trailer
Um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore brasileiro, só reveladas uma vez por ano, em 31 de outubro, Dia do Saci. Só que a data está esquecida por muitos brasileiros, que preferem comemorar o Halloween. Um trio símbolo do Dias das Bruxas, a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim dominar as lendas brasileiras. Eles não esperavam, no entanto, encontrar no caminho a travessura de três dessas lendas. Livre.


Onoda – 10 Mil Noites na Selva, de Arthur Harari (França/Japão/Itália/Alemanha/Bélgica/Camboja, 2021, 167') - Trailer
Em 1944, o soldado japonês Hiroo Onoda, com 22 anos, é enviado para uma pequena ilha das Filipinas onde os norte-americanos estão prestes a desembarcar. Sua função será travar uma guerrilha até o retorno das tropas japonesas e permanecer vivo, aconteça o que acontecer. O Japão se rendeu logo depois, mas Onoda continuou a guerra por ele mesmo por mais dez mil dias, até ser resgatado em 1974. Baseado em uma história real. Não recomendado para menores de 14 anos.

Para ler as sinopses dos filmes de Hong San-soo, clique aqui.

A grade de programação com o horário de exibição dos filmes está disponível no endereço https://cinema.ufes.br/programa-semana.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes