Minicurso aborda currículo e práticas pedagógicas em Educação Especial

08/07/2020 - 12:53  •  Atualizado 09/07/2020 19:05

Começa nesta quinta-feira, 9, o minicurso Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo oferecido pelo Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão de Educação Especial (GRUFOPEES) e pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP), vinculados ao Centro de Educação da Ufes. A formação será on-line e as lives serão transmitidas pelo canal do GRUFOPEES no YouTube.

A primeira live terá início às 19 horas e abordará o tema Ensino colaborativo: planejamento e práticas no contexto da atual pandemia. O minicurso vai até o dia 30 de julho e é voltado para professores, pedagogos, gestores, estudantes de graduação e de pós-graduação, familiares e demais interessados. Para obter o certificado, é necessário assistir às quatro lives diárias, além de cumprir outros requisitos.

Segundo a coordenadora Mariangela Almeida, o objetivo da iniciativa é contribuir com os processos formativos, abordando temas como o currículo, as práticas pedagógicas e o trabalho colaborativo, buscando a construção de uma escola que atenda a todos os estudantes, inclusive os da Educação Especial. Para dialogar sobre esses assuntos, foram convidados professores do Centro de Educação da Ufes e de outras universidades, além de gestores que atuam na Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Informações sobre os participantes, o horário de transmissão de cada live diária e os requisitos exigidos para a solicitação de certificado podem ser obtidas no documento anexado abaixo.

Outras iniciativas

O GRUFOPEES desenvolve atividades de pesquisa, de ensino e de extensão na área de Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Segundo a coordenadora, o grupo tem realizado várias ações durante a pandemia da COVID-19, em colaboração com gestores de Educação Especial e com outros profissionais de ensino, tendo como foco a formação continuada.

Mais informações sobre as ações do grupo e parcerias estão disponíveis no endereço eletrônico http://gestaoeducacaoespecial.ufes.br/, no canal do grupo no YouTube e em suas páginas nas redes sociais.

Texto: Nábila Corrêa