Milhares de estudantes comparecem ao primeiro dia de aula do semestre letivo 2022/1

18/04/2022 - 18:26  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

Milhares de estudantes compareceram nesta segunda-feira, 18, aos campi da Ufes para o primeiro dia de aula do semestre letivo 2022/1, que marca o retorno das aulas em formato presencial, após dois anos de isolamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Assista matéria produzida pela TV Ufes.

Para recepcionar os estudantes, uma extensa programação foi preparada pelos centros de ensino, departamentos dos cursos e setores da Ufes. No campus de Goiabeiras, foram realizados encontros ao ar livre, aulas inaugurais, apresentação das estruturas e das equipes dos Centros (chefes de departamento, coordenadores de curso, professores e servidores técnico-administrativos), tour pelo campus e apresentações musicais.

Veja a programação completa desta segunda-feira e dos próximos dias.

Para marcar o início do período letivo 2022/1, a Administração Central da Ufes também realizou pela manhã uma cerimônia virtual de boas-vindas dirigida a toda a comunidade universitária, transmitida pelo Canal Ufes Oficial no YouTube.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, destacou que este é um momento marcante e especial: “Durante dois anos nos mantivemos em distanciamento social, o que foi determinante como ação preventiva às consequências graves e danosas da pandemia. Creio que estamos prontos para novamente vivenciar as ricas experiências que a presencialidade nos oferece, mantendo o uso de máscaras quando necessário, o passaporte vacinal e outras medidas de biossegurança. Este é mesmo um momento especial e, por isso, quero apresentar as nossas boas-vindas a toda a comunidade universitária, aos nossos professores, servidores técnicos e estudantes. Que possamos superar definitivamente a pandemia e retomar a vida em sua plenitude”.

O vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton, destacou que um plano de manutenção foi colocado em prática para realizar melhorias nos campi. “O plano de manutenção contou e conta com investimentos consideráveis, realizando intervenções em infraestrutura básica e adequações para as demandas impostas pela covid. Tudo isso vem sendo realizado desde 2020, foi intensificado no ano passado e continuamos realizando”, destacou.

A abertura contou ainda com as boas-vindas da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, e apresentação musical de integrantes do projeto de extensão Educação e Música, coordenado pelo professor Gean Pierre Campos, com a participação dos músicos Caju, Carlos Papel, Dora Dalvi, Luiza Mollulo e Gabriel Xavier.

Maruípe e interior

No campus de Maruípe, as boas-vindas aos estudantes da área de Saúde ocorreu na área verde ao lado da Subprefeitura, com apresentação dos espaços do Centro de Ciências da Saúde, apresentações sobre a inserção dos cursos no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) e atividade musical.

No campus de São Mateus, no norte do Espírito Santo, a recepção contou com apresentação dos setores do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), oficina de sinalização e apresentação de forró.

E no campus de Alegre, no sul do estado, os estudantes foram recebidos com banda de música. À tarde, foi realizado um cerimonial de acolhimento, lanche e inscrições para o Happy Voice, um show de música.

Para ver mais fotos do primeiro dia de aula do primeiro semestre letivo de 2022, acesse o perfil da Ufes nas redes sociais (@UfesOficial).

Encontro

Para os estudantes, o fato de estar na Ufes também foi motivo de emoção. Daniel Oliveira, estudante do 4º período do curso de Direito, estava radiante. Desde a aprovação no curso, hoje foi a primeira vez que ele veio à Universidade. “Foi muito gratificante encontrar os amigos que conhecíamos somente via remoto. Hoje, encontramos todos e conhecemos alguns professores, teve muito companheirismo entre nós. Percebemos que a Ufes é muito maior do que imaginávamos. Fomos muito bem acolhidos pela Universidade. Agora é o momento de correr atrás, estudar mais, se dedicar e aproveitar o que a Ufes tem a nos oferecer”, enfatiza.

O estudante Pedro Henrique, que cursa o 3º período de Engenharia Mecânica, relatou que o período da pandemia foi bem difícil e que não via a hora de voltar às aulas presenciais. “Apesar da qualidade do curso não ter sido comprometida, o ensino remoto foi insuficiente, porque não tínhamos a experiência de estar aqui, presencialmente, como estamos agora. Estava precisando do convívio universitário”, afirma.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes, foi registrada a matrícula de cerca de 18.700 estudantes, entre ingressantes e veteranos, na primeira etapa de matrícula, encerrada no dia 10 de abril. A expectativa é que o total de matriculados chegue a aproximadamente 20 mil após o período da segunda etapa de matrículas, que será entre os dias 11 e 17 de maio.

Texto: Thereza Marinho, com a colaboração de Jorge Medina
Fotos: Jorge Medina (campus de Goiabeiras) e direção dos Centros de Ensino