“A meta dos sonhadores se tornou realidade”: Ufes celebra 70 anos com homenagens e concerto de gala

06/05/2024 - 15:09  •  Atualizado 07/05/2024 19:49
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Foto da orquestra sinfônica com o maestro de costas regendo os músicos a sua frente

Uma noite para celebrar a história da Ufes e começar a escrever o seu futuro. Com homenagens a servidores, apresentação do Coral da Ufes durante a entrada da plateia e um concerto de gala da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), as celebrações do aniversário de 70 anos da Universidade emocionaram o público, que lotou o Teatro Universitário na última sexta-feira, 3.

“A meta dos sonhadores da década de 1950 se transformou em uma vitoriosa realidade”, disse o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, no seu discurso de abertura, referindo-se ao dia 5 de maio de 1954, data em que a Universidade foi fundada. “Um dos mais importantes fatos históricos ocorridos naquele século no Espírito Santo”, destacou.

Na trajetória de sete décadas, a Ufes se consolidou como referência nacional em educação de qualidade, alcançando recentemente a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos graduandos. Castro lembrou que, apesar dos cortes orçamentários sofridos pela Universidade e do descrédito da ciência, fomentado nos últimos anos no Brasil, a Ufes continuou produzindo conhecimento em lugar de destaque no País.

“Ao me voltar para a dimensão do presente, vejo uma instituição consolidada, forte e resiliente, que mesmo tendo enfrentado inúmeras restrições financeiras e orçamentárias, manteve-se de pé. Uma instituição que, apesar das pressões políticas retrógradas e dos ataques infundados, seguiu promovendo ensino, pesquisa, extensão e inclusão social sem cessar”, afirmou.

Foto do coral da Ufes, na escada do hall de entrada do Teatro Universitário, recebendo o público

Histórias

Para a vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, a história da Universidade está entrelaçada às histórias de várias gerações de estudantes, servidores e funcionários que atuaram em cada campus nesses setenta anos. Para simbolizar a diversidade que marca a história da Ufes, Lopes citou a frase em latim que compõe o brasão da Instituição: “ensinai a todas as pessoas”.

“É isso que buscamos, acolher a diversidade e respeitar todas as pessoas para que, juntos e juntas, possamos construir uma universidade e uma sociedade mais inclusiva e democrática”, disse a vice-reitora. “A Ufes é palco de inúmeras histórias de luta, de articulação política, movimentos sociais, pesquisa de qualidade, acolhimento, ensino de excelência e, sobretudo, permanência”.

Homenagens e concerto

Após os discursos, estudantes e servidores que se destacaram em sua trajetória dentro e fora da Ufes foram homenageados com títulos de Honra ao Mérito, pelos serviços prestados à Universidade. Gertrudes Sant’Anna Silva, Euzi Rodrigues Moraes, Santinha Maria Girardi Gottlieb, Santinho Ferreira de Souza, Paulo Geraldo do Nascimento, Jussara Farias Fardin, Maria Helena Martins da Conceição, Duda

O reitor e a vice-reitora ladeiam o professor homenageado, Santinho de Souza, que segura o título de honra ao mérito

Vicente dos Reis, Maria Augusta Postinghel, Maria de Fátima Correia Canal, Perly Cipriano e Inês Simon receberam certificados das mãos do reitor e da vice-reitora.

Em seguida, para fechar o primeiro evento das festividades que seguirão ao longo de todo o ano, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) subiu ao palco do Teatro Universitário para um concerto especial. Sob regência do maestro Hélder Trefzger, a Oses executou peças apenas de compositoras, entre elas Catarina Domenici, Lili Boulanger e Silvia de Lucca.

Além de estudantes e servidores e da comunidade externa, o evento contou com a presença dos ex-reitores Paulo Vargas, Reinaldo Centoducatte e Roberto Penedo; do procurador-chefe do Ministério Público Federal, Carlos Vinícius Cabeleira; do diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Santos; do superintendente da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo; do diretor-presidente da Credufes, Jurandir Carvalho; do diretor-presidente da Casufes, José Teixeira; do diretor de Direitos Humanos da União Nacional dos Estudantes (UNE), Emanoel dos Reis; do coordenador-geral do Sintufes, Wellington Pereira; de representantes dos deputados Helder Salomão e Iriny Lopes; e do subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação, Marcelo Lema, representando o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Categorias relacionadas