Marisa Orth estrela comédia dramática sobre dependência de álcool no Teatro Universitário

19/05/2023 - 11:58  •  Atualizado 21/05/2023 22:44

Comemorando 40 anos de carreira, a atriz Marisa Orth estrela seu primeiro espetáculo solo com Bárbara, comédia dramática que chega ao Teatro Universitário neste fim de semana. A peça será encenada no sábado, 20, a partir das 20 horas, e no domingo, 21, às 17 horas (com intérprete de libras) e às 19h30.

Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 120 e estão à venda no site Le Billet e na bilheteria do Teatro, de terça à sexta-feira (das 14 às 17 horas) e no dia do evento (a partir das 15 horas).

Com direção de Bruno Guida e dramaturgia de Michelle Ferreira, o espetáculo é inspirado no livro A Saideira: uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência, escrito pela jornalista Barbara Gancia. Na obra, ela expõe as histórias de seus mais de 30 anos como dependente do álcool, entre relacionamentos perdidos, acidentes e buracos na memória. Apesar do tema, o texto de Gancia se destaca pelo humor, assim como a peça protagonizada por Marisa Orth.

Força cênica

Embora baseada no livro, a peça cria outras situações a partir das experiências da autora, fugindo do que seria uma simples transposição do texto para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.

Famosa sobretudo pelas comédias na televisão e no cinema, Orth retorna ao teatro com uma montagem de poucos elementos cênicos, favorecendo seu trabalho como atriz e valorizando o texto.

Bárbara vai ser um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer. E mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de ‘contação’ de uma história relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história”, afirma a atriz.

Bárbara é o primeiro espetáculo do 15º Circuito Cultural Unimed Vitória, e tem produção local da WB Produções.

Texto: Leandro Reis, com informações da WB Produções
Foto: Marcos Mesquita - divulgação