Mais de oito toneladas de alimentos dos RUs já foram doados a instituições de assistência

20/05/2020 - 17:58  •  Atualizado 22/05/2020 17:14

Desde o início da pandemia, a Ufes doou mais de oito toneladas de alimentos a prefeituras e a entidades de assistência social para distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade. Esses mantimentos estavam em estoques destinados a suprir os restaurantes universitários, mas, devido à suspensão das atividades presenciais desde 17 de março, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) mobilizou-se para entregar os alimentos estocados.

A primeira doação ocorreu no início de abril, quando foram doadas mais de cinco toneladas de alimentos. Do final de abril até o dia 18 de maio, foram realizadas novas doações, desta vez oriundas dos estoques dos restaurantes de Vitória e de Alegre, contabilizando 2.447,5 quilos de alimentos e 180 litros de leite. No total, a Ufes entregou 8.303 quilos de alimentos diversos, além de 210 dúzias de ovos e 224 litros de leite.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, a doação de alimentos dialoga com o esforço que a Universidade tem feito no sentido de contribuir para mitigar os impactos que a pandemia tem causado, especialmente em relação a grupos que apresentam uma maior vulnerabilidade socioeconômica. “Esta ação se insere em um conjunto amplo de iniciativas da Universidade em vários campos – humanitário, solidário, científico e tecnológico – sendo mais um meio de colaboração da instituição com a sociedade capixaba”, ressalta.

Forde afirma que a Universidade continua a realizar o monitoramento periódico dos estoques dos restaurantes universitários. As ações, coordenadas pela Diretoria de Gestão dos Restaurantes, vinculada à Proaeci, foram realizadas em todos os estoques que abastecem os restaurantes universitários da Ufes em Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre, São Mateus e Jerônimo Monteiro.

Veja as instituições que foram beneficiadas:

- Casa de Amparo aos Idosos Maria Bossois Lannes (Jerônimo Monteiro);

- Centro Assistencial Maria Giovannina Gallotti (Irupi);

- Associação Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis (Castelo);

- Sociedade de Amparo à Velhice Ninho de Amor (Afonso Cláudio);

- Lar do Idoso Frederico Ozanan (Guaçuí);

- Lar Frei Pedro (Muqui);

- Prefeituras de Alegre, Cariacica, Jerônimo Monteiro, São Mateus, Serra e Vila Velha (as doações feitas aos municípios foram encaminhadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social inseridas nos cadastros sociais).

Texto: Vinícius Fontana
Foto: Equipe da associação Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis