Mais de 100 vagas abertas em cursos de pós-graduação. Conheça as oportunidades

16/05/2023 - 18:10  •  Atualizado 17/05/2023 17:03

Seis programas de pós-graduação da Ufes abrem inscrições neste mês, totalizando 145 vagas ofertadas em cursos de mestrado e doutorado. As oportunidades estão nos programas de pós-graduação em Agronomia (no campus de Alegre); em Enfermagem (campus de Maruípe); e em Comunicação e Territorialidades, Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, Engenharia Elétrica e Engenharia Química (campus de Goiabeiras).

Confira abaixo mais informações.

Enfermagem (mestrado profissional)

Egressos de cursos de graduação em Enfermagem podem se candidatar ao curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) até o dia 29 de maio. Serão oferecidas 14 vagas e as inscrições serão recebidas pelo e-mail ppgenfufes@gmail.com. O valor da taxa de inscrição é R$ 150.

Os candidatos deverão estar em situação de regularidade junto ao Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição, ter vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde, na área assistencial ou administrativa, e ter experiência como enfermeiro de no mínimo um ano, na área de assistência ou gestão.

Contato: ppgenfufes@gmail.com

Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (mestrado - aluno regular e especial)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES) está com inscrições abertas para processos seletivos em seu curso de mestrado. A oferta é de 18 vagas para estudantes regulares e 14 para alunos especiais. As inscrições serão recebidas até 31 de maio, por meio dos formulários on-line específicos, disponibilizados no site do Programa.

As oportunidades estão distribuídas de acordo com o orientador e o público-alvo. Há vagas para egressos e estudantes finalistas de cursos de graduação em Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharias e áreas afins, Engenharias e Tecnologias Ambientais, Tecnologias, Química e Saneamento Ambiental.

Além da reserva por curso, há vagas para concluintes de graduação e profissionais com formação superior em qualquer área nos seguintes temas de pesquisa: Recursos hídricos e desenvolvimento econômico; Desenvolvimento regional; Água e desenvolvimento; Mudança climática, Descarbonização e dinâmica econômica; Capacidade institucional, Sustentabilidade e políticas urbanas; Gestão e gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos.

Contato: mpesa.ufes@gmail.com

Agronomia (mestrado e doutorado)

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Agronomia podem se inscrever até as 16 horas do dia 4 de junho. O processo seletivo ofertará nove vagas no curso de mestrado e 15 no de doutorado. Os interessados deverão preencher o formulário indicado no edital de interesse e depois encaminhar a documentação exigida pelo e-mail ppgag.ufes.selecao@gmail.com.

Poderão participar do processo seletivo de mestrado estudantes finalistas e profissionais egressos de cursos de graduação em Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias ou em áreas afins. Já para a seleção de doutorado, é necessário ter concluído curso de mestrado nessas áreas ou concluir antes da data de matrícula no Programa.

Contato: (28) 3552-8983 e producaovegetalufes@gmail.com

Comunicação e Territorialidades (mestrado)

Profissionais egressos e estudantes finalistas de cursos de graduação poderão se candidatar, a partir de 22 de maio, a 15 vagas de mestrado ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom). As inscrições serão recebidas até 11 de junho, pelo e-mail selecaoposcom@ufes.br.

Do total de vagas, haverá reserva de 35% para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI), 5% para candidatos com deficiência, 5% para candidatos trans (travesti, transexuais e/ou transgêneros), e 5% para candidatos em condição de refúgio político.

Contato: selecaoposcom@ufes.br e selecaoposcomufes@gmail.com

Engenharia Elétrica (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) está com inscrições abertas para 49 vagas em seu curso de mestrado. Os interessados poderão se inscrever até 23 de junho, pelo e-mail ppgee@ele.ufes.br.

O público-alvo são os profissionais com curso de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Ciência de Computação, Matemática, Estatística, Física, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Química, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Biomédica.

Os candidatos deverão observar o Fator de Modulação (FM1), que define a relação entre cada linha de pesquisa do Programa e os cursos de graduação aceitos no processo seletivo. Outros cursos de graduação apresentados serão analisados pela Comissão de Seleção.

Contato: ppgee@ele.ufes.br

Engenharia Química (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPEQ) abrirá inscrições, a partir de 22 de maio,  para 11 vagas em seu curso de mestrado. Poderão participar os profissionais com graduação em Engenharia Química ou em áreas afins com as linhas de pesquisa do Programa, além de estudantes finalistas desses cursos. A documentação exigida deverá ser enviada até 23 de junho pelo e-mail ppeq.sec@gmail.com.

Contato: (28) 3552-8719 e ppeq.sec@gmail.com

Os pré-requisitos, os documentos necessários para a inscrição, as etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa