Longa brasileiro e especial de diretor português são destaques da semana no Metrópolis

A partir desta quinta-feira, 4, o Cine Metrópolis apresenta uma programação diversificada. Uma das estreias é a do longa brasileiro Última Cidade, de Victor Furtado, que narra a história de João, um bravo aventureiro que, acompanhado de seu cavalo e de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do Nordeste em busca de vingança. 

Outra novidade é a apresentação de obras do diretor português Miguel Gomes, com a estreia de seu mais novo filme, Diários de Otsoga (foto), codirigido por Maureen Fazendeiro e filmado durante a pandemia. Haverá ainda a exibição gratuita dos dois primeiros longas-metragens produzidos pelo cineasta: A Cara que Mereces, de 2004, e Aquele Querido Mês de Agosto, de 2008. São dois filmes que marcaram época no circuito de festivais internacionais e ajudaram a consolidar a carreira desse importante diretor europeu. 

A programação da semana contará também com a estreia de Crimes do Futuro, o mais novo lançamento do diretor canadense David Cronenberg.

O longa Memoria, rodado na Colômbia e internacionalmente premiado, segue em exibição.

O Cine Metrópolis está localizado no campus de Goiabeiras, no Centro de Vivência. O ingresso custa R$ 16, com meia tarifa a R$ 8 e entrada franca para estudantes da Ufes que apresentarem carteira ou comprovante de matrícula e documento com foto. O pagamento poderá ser feito por dinheiro ou PIX. Mais informações estão disponíveis no site https://cinema.ufes.br/.

Confira abaixo a sinopse dos filmes em cartaz de 4 a 10 de agosto:

Última Cidade, de Victor Furtado (Brasil, 2020, 71’) - Trailer

Sinopse: Montado em seu cavalo Cruzeiro, e na companhia de um andarilho chamado Tahiel, João adentra uma grande cidade do Nordeste brasileiro para enfrentar aqueles que tomaram suas terras e acabaram com sua família. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Diários de Otsoga, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes (Portugal, 2021, 102’) - Trailer

Sinopse: Crista, Carloto e João são três amigos que estão construindo um borboletário no jardim. Os três compartilham o cotidiano da casa, dividindo as tarefas domésticas, dias após dias. Entretanto, eles não são os únicos. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

A Cara que Mereces, de Miguel Gomes (Portugal, 2004, 108’)

Sinopse: Francisco é um professor à beira de uma crise dos 30. No dia de seu aniversário, ele descobre estar com sarampo. Perdido entre a realidade e delírios febris, Francisco se perde em questionamentos cômicos sobre a sua infância. Primeiro longa-metragem do diretor português Miguel Gomes, inspirado no ditado “Até os trinta anos tens a cara que Deus te deu, depois tens a cara que mereces”.

 

Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes (Portugal, 2008, 107’)

Sinopse: No interior de Portugal, durante o mês de agosto, famílias se reúnem para festividades. Uma equipe de filmagem procura por atores. Pai, filha e sobrinho compartilham seu amor pela música.

 

Crimes do Futuro, de David Cronenberg (CAN/FRA/GRC/UK, 2022, 107’) - Trailer

Sinopse: Enquanto a humanidade se adapta a um ambiente sintético, o corpo passa por transformações e mutações. Com sua parceira Caprice, o célebre performer Saul Tenser mostra publicamente a metamorfose de seus órgãos em apresentações. Timlin, uma investigadora, rastreia obsessivamente seus movimentos, quando um misterioso grupo, cujo objetivo é usar a notoriedade de Saul para lançar a luz sobre a nova fase da evolução humana, é revelado. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Memoria, de Apichatpong Weerasethakul - Trailer (COL/THA/GBR/MEX/FRA/GER/DEU/QAT, 2021, 136')

Sinopse: Desde que foi surpreendida por um estrondo sonoro ao amanhecer, Jessica é incapaz de dormir. Em Bogotá para visitar sua irmã, ela faz amizade com Agnes, uma arqueóloga que estuda restos humanos descobertos dentro de um túnel em construção. Jessica viaja para ver Agnes no local da escavação. Em uma pequena cidade próxima, ela encontra um pescador, Hernan. Eles compartilham memórias junto ao rio. Quando o dia chega ao fim, Jessica é despertada para uma sensação de clareza. Não recomendado para menores de 12 anos.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Divulgação

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.