Livro sobre mulheres do hip hop capixaba é lançado nesta quarta, 5, na Gaeu

04/10/2022 - 11:56  •  Atualizado 05/10/2022 12:41
Compartilhe

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), localizada no campus de Goiabeiras, recebe nesta quarta-feira, 5, o lançamento do livro Mulheres que Rimam, produzido por Carolina Sampaio, mestre em Comunicação e Territorialidade. O lançamento será às 12 horas e o livro terá distribuição gratuita no local.

“Nos últimos anos, o movimento hip hop vem ganhando cada vez mais destaque e, como forma de investigar a presença das mulheres nesta cultura, surgiu o livro Mulheres que Rimam, que desenvolvi após a conclusão do mestrado em Comunicação e Territorialidade da Ufes”, afirma a autora.

Ela destaca que, seja por meio de exposições artísticas, festivais de música ou mesmo na literatura, essa estética questionadora está cada vez mais presente. Dessa forma, o livro traz debates cotidianos da vivência na cidade, tendo como objeto de exemplo as mulheres do movimento.

Protagonistas

“Com uma proposta pedagógica, Mulheres que Rimam investiga as protagonistas do movimento hip hop capixaba, que ocupam os espaços urbanos utilizando de suas diferentes expressões político-culturais como instrumento de protesto”, conta Carolina Sampaio.

O projeto foi desenvolvido com recursos do edital Funcultura 19/2020 - Culturas Urbanas, que tem o objetivo de apoiar propostas nas áreas do hip hop e outras manifestações de rua, visando valorizar essas expressões culturais.

Na ocasião, também acontece na Gaeu a exposição Preza!, com trabalhos criativos hibridamente associados em maior ou menor grau à produção artística e à estética da rua. A exposição tem curadoria de Waldir Barreto e cocuradoria de Ficore Kalic e Renato Ren.