Lançamento de livro sobre Gerd Bornheim terá bate-papo com transmissão ao vivo pela internet

22/04/2021 - 10:25  •  Atualizado 22/04/2021 19:44

Acontece nesta quinta, 22, às 19 horas, o lançamento oficial do livro Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim, de autoria do professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes Gaspar Paz. A obra, publicada pela Editora da Ufes (Edufes), faz uma reconstrução do pensamento do filósofo, professor e crítico de arte gaúcho Gerd Alberto Bornheim (1929-2002), destacando principalmente suas reflexões sobre o teatro e a música. Durante o evento, haverá uma conversa entre pesquisadores da área, que será transmitida ao vivo pelos canais no YouTube e no Facebook da TV Aisthesis.

Além de Gaspar Paz, participam do bate-papo os professores Rosa Dias, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Rodrigo Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Rosa Dias foi a orientadora da pesquisa de doutorado de Paz, que deu origem ao livro. Além disso, ela foi colega de Bornheim na UERJ e mantinha uma relação de amizade com o filósofo. Duarte é o coordenador do Canal Aisthesis e também foi interlocutor de Bornheim. Durante o debate, os pesquisadores conversarão sobre as contribuições do crítico de arte para a abertura, ampliação e consolidação dos estudos estético-filosóficos no Brasil.

“A aproximação e os diálogos com o próprio autor e com seus interlocutores foram muito importantes para a construção desse livro”, relata Paz. Durante o doutorado, ele realizou parte da pesquisa na Universidade de Sorbonne, em Paris, em busca de mapear o percurso de Bornheim na França, onde o filósofo estudou.

Originalidade

A pesquisa de doutorado de Gaspar Paz foi defendida em 2010, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e a versão publicada pela Edufes é modificada, atualizada e adaptada para a versão editorial. No prefácio do livro, a professora Olgária Matos, das universidades de São Paulo (USP) e Federal de São Paulo (Unifesp), diz considerar o livro generoso por trazer materiais inéditos do filósofo, como documentos originais, compilados no apêndice. “A obra compõe o pensamento do filósofo como uma cosmogonia e Gaspar Paz identifica, nas reflexões de Gerd Bornheim, o teatro como ‘obra de arte total’”, analisa.

Dentre as temáticas abordadas na obra, estão o percurso intelectual e pessoal de Bornheim, a ambiência histórica que propiciou o destaque do tema da linguagem e a linguagem como ponto de confluência entre filosofia e expressões artísticas.

Em parceria com as estudantes Erika Mariano (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGA/Ufes) e Thays Costa (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História – PPGHis/Ufes), Gaspar Paz organizou uma nova obra contendo 21 textos compilados de Gerd Bornheim que será publicada em breve pela Edufes. O professor Rodrigo Duarte fará o prefácio do livro, intitulado Ensaios e conferência sobre teatro, literatura, artes plásticas, música e crítica de arte. Duarte também está organizando, junto com a professora da UFMG Rízia Rocha, um dossiê sobre estética brasileira contemporânea para a revista sérvia AM Journal of Art and Media Studies. “Rodrigo Duarte me convidou para publicar um texto sobre Bornheim no artigo, que deve sair em inglês. O título será Gerd Bornheim and the Brazilian contemporaneous aesthetics e a publicação está prevista para este ano”, conta Paz.

Grupo de pesquisa

Erika Mariano e Thays Costa integram o grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética, vinculado ao Centro de Artes (CAr). Juntamente com Ignez Capovilla (doutoranda em Artes Visuais/UFRJ) e supervisionadas por Paz, as estudantes editam um site que traz informações em texto e vídeo sobre a vida e a obra de Gerd Bornheim. Mais informações sobre os trabalhos do grupo podem ser obtidas aqui.

A versão impressa de Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim pode ser adquirida no site da Edufes pelo valor de R$ 45.

Texto: Adriana Damasceno