Lançados editais para bolsas de iniciação científica. Inscrições começam segunda, 16

13/05/2022 - 16:32  •  Atualizado 01/07/2022 19:17

Dois editais foram lançados nesta sexta-feira, 13, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG/Ufes), para incentivar a iniciação científica na Universidade. Um deles é destinado ao envio de projetos pelos docentes para selecionar bolsistas de graduação vinculados a pesquisas, e o outro garante recursos para o desenvolvimento de projetos propostos por professores contratados pela Ufes há menos de três anos ou docentes que tenham obtido título de doutor também nesse período. Ambos estão vinculados e garantem bolsas para iniciação científica a estudantes de graduação vinculados aos projetos enviados pelos docentes.

O edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) 2022/2023 abre inscrições para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e de voluntários do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). Professores candidatos a orientador poderão concorrer a até duas bolsas e a até três orientações de estudantes voluntários.

Já o edital 001/2022, destinado aos recém-doutores e aos recém-contratados, conta com recursos do FAP-Ufes. Por meio desse edital, serão concedidas 70 bolsas para estudantes. Os professores interessados em participar dele devem se inscrever primeiramente no edital do PIIC, para ter direito a um bolsista de iniciação científica e um notebook já adquirido pela PRPPG.

Prazos

O período para envio dos projetos vai de 16 de maio a 21 de junho. Para o edital 001/2022, deve ser usada a plataforma edital.ufes. As inscrições para o Piic 2022/2003 devem ser efetuadas por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-graduação (SAPPG), utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor enviada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, afirma que a iniciação científica é muito importante na formação profissional de cada estudante: “Tal atividade visa, fundamentalmente, incentivar a carreira científica dos estudantes na graduação, preparando-os para a pós-graduação e para uma melhor atuação profissional”.

Partelli destaca, ainda, que a “produção de pesquisa, desenvolvimento e informações para a sociedade é algo fundamental para os estudantes da graduação e da pós”. Segundo Partelli, 50% dos alunos que fazem iniciação científica seguem no mestrado e aproximadamente 20% no doutorado.

Bolsas

No atual ciclo do Piic, as bolsas de estudos somam um total de 645, entre as concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (301), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes (119) e pela própria Ufes (225). A expectativa é de que para o próximo ciclo o número total passe de 700. Os números serão confirmados após a publicação dos editais externos.

Texto: Sueli de Freitas