Lançamento de songbook sobre Maurício de Oliveira lota o Teatro Universitário

13/05/2015 - 16:15  •  Atualizado 15/05/2015 15:49

Centenas de pessoas compareceram ao Teatro Universitário na noite de terça-feira, 12, para prestigiar o lançamento do livro “Maurício de Oliveira: clássico e popular”. A obra foi organizada por Benedito Geraldo Miglio Pinto e conta com a colaboração de dois filhos do músico, Heloísa e Tião de Oliveira.

O lançamento contou com a presença do vice-governador César Colnago; do secretário de Estado da Educação e professor da Ufes, Haroldo Corrêa Rocha; do ex-governador Max Mauro; do ex-governador e professor aposentado da Ufes, Vítor Buaiz; da deputada estadual Luzia Toledo; e do superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças, representando o reitor Reinaldo Centoducatte.

Em formato de Songbook, a obra é composta pelas partituras das canções de Maurício de Oliveira e é acompanhado de um CD com as músicas tocadas pelo violonista. Fotografias de momentos marcantes da carreira e vida do artista e depoimentos de ex-alunos, músicos e jornalistas completam a última parte do livro.

Antes do lançamento, o Cine Metrópolis exibiu o documentário “O Pescador de Sons”, produzido em 2007 e dirigido por Clóvis Mendes. A obra é baseada no livro “Maurício de Oliveira: O pescador de sons”, escrito pelo jornalista Marien Calixte, em 2001, que retrata a vida do violonista.

Em seu pronunciamento, o superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes lembrou a parceria de longa data entre a Universidade e o músico. “Em 1971, a Ufes produziu, em parceria com a gravadora inglesa London, o LP "Maurício de Oliveira interpreta Dilermando Reis", que foi lançado pelo Selo Ufes London. Hoje temos a honra de sediar o lançamento deste livro e prestar esta homenagem ao compositor. A Ufes está sempre de portas abertas a projetos que incentivem a cultura no Estado”, destacou Edgard.

Distribuição

No lançamento foram disponibilizados 200 exemplares para venda, do total de 1.000 impressos. Os demais serão doados para instituições culturais, faculdades, universidades e bibliotecas. O valor arrecadado no dia do lançamento será doado ao músico Alexandre Lima, secretário de Cultura de Vitória, que está em coma após sofrer um aneurisma da aorta.

Ícone da música capixaba e brasileira, o violonista Maurício de Oliveira foi o primeiro brasileiro a gravar em disco a obra completa para violão de Heitor Villa-Lobos, tornando-se conhecido internacionalmente. Vencedor do primeiro Prêmio Taru, em 2006, Maurício compôs canções que marcaram a cultura popular capixaba, como Dança do Chico Prego e Canção da Paz, pelo qual foi premiado no V Festival Mundial da Juventude, em 1955, em Varsórvia, Polônia. Sua última apresentação foi no projeto História Viva, no Centro Cultural Majestic, em dezembro de 2006, ao lado de seu filho, Tião de Oliveira. Maurício faleceu em 2009.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)