LabTel organiza workshop sobre tecnologias relacionadas à Internet das Coisas (IoT)

30/08/2021 - 16:48  •  Atualizado 31/08/2021 19:45

O Laboratório de Telecomunicações (LabTel) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Instituto Arandú, realiza entre os dias 2 e 4 de setembro o evento IoT.Conecta. Realizado de forma on-line e gratuita, o evento tem o objetivo de permitir uma troca de experiências entre a academia e a comunidade, tratando de assuntos dedicados a Aplicações Industriais e Cidades Inteligentes, e atrair a atenção de futuros profissionais por meio de atividades práticas e criativas.

Pesquisadores e palestrantes de diversas partes do país (Espírito Santo, Distrito Federal, Pará, Pernambuco e São Paulo) e do mundo (Alemanha, Chipre, Holanda e Portugal) se reúnem para discutir temas como novas tecnologias para sensores, uso da fotônica em IoT, relação IoT, 5G, além de tecnologias habilitadoras para as cidades inteligentes.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do site.

Programação

A programação do IoT.Conecta contará com dois minicursos dirigidos a estudantes de graduação e de pós-graduação, mas abertos a toda a comunidade. Ao final dos dois primeiros dias de evento, haverá um sorteio para os participantes. Já no último dia do evento (4/9), será realizado um desafio no qual alunos de graduação (qualquer curso) deverão propor soluções para um dos seguintes temas: Conformidade rítmica entre recomendações musicais e sinais comportamentais do usuário; Captador de sinais para detecção rítmica; ou Desenvolvimento de sistema de interrogação para medição remota de nível.

Para se inscrever no desafio, os estudantes formarão equipes com dois ou três integrantes cada, e um representante deverá enviar nome completo, curso, período e instituição de ensino de todos os integrantes para o e-mail iot.conecta.ufes@gmail.com até o dia 1º de setembro (quarta-feira), especificando qual desafio irá solucionar.

O IoT.Conecta conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Os palestrantes convidados são pesquisadores do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Ufes.

Texto: Breno Alexandre (bolsista de projeto de Comunicação)