Labtel é um dos únicos do país a possuir máquina de gravar sensores em fibras ópticas

30/01/2023 - 18:46  •  Atualizado 02/02/2023 16:08

O Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel) possui agora um gravador de FBG (foto), máquina que grava sensores na fibra óptica e pode acelerar o desenvolvimento de pesquisas e projetos nas diversas áreas da Engenharia Elétrica.

Fibras ópticas são cada vez mais utilizadas para diversas aplicações, por suas características eficientes e baixo custo de produção. O gravador de FBG, por meio de uma gravação a laser de até um minuto, cria uma marca periódica no núcleo da fibra óptica, possibilitando a produção de sensores de diferentes tipos, como pressão, vibração, temperatura, tração etc. Essas fibras são muito utilizadas nas aplicações em indústrias de óleo e gás, siderúrgicas, engenharia biomédica e outras áreas.

Veja como funciona a máquina no vídeo gravado pelo Labtel.

O LabTel, que antes importava as FBGs de Portugal, por meio de uma parceria com a Universidade de Aveiro, torna-se agora um dos poucos laboratórios do país, e a Ufes uma das poucas universidades, a possuir uma mesa de FBG. O feito permite ao laboratório maior autonomia em suas pesquisas, trazendo dinamismo nos projetos e criando uma interação mais forte com os parceiros industriais, podendo até mesmo exportar esse serviço para outras instituições.

Sobre o LabTel

O LabTel possui projetos com diversas instituições do país e, desde 2021, integra a Rede Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI). Também possui inserção internacional, com parcerias e colaborações com pesquisadores de países como Portugal, Espanha, França, Canadá, Colômbia, Holanda e muitos outros.

O laboratório estimula o desenvolvimento tecnológico e contribui para a universalização do acesso à infraestrutura avançada para pesquisa, ensino e extensão no país.

Texto: Vitor Guerra (estagiário de Comunicação)
Imagem: Labtel