Laboratório do Ceunes produz sabão para doar a famílias em situação de vulnerabilidade

O Laboratório de Processos Biotecnológicos, localizado no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, está produzindo sabão para auxiliar ações de combate ao coronavírus. O produto será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

O Projeto Sabão Ecológico utiliza o óleo descartado pelo restaurante universitário do Ceunes para a produção, colaborando também com o meio ambiente. Até o momento, foram utilizados mais de nove litros de óleo, que resultaram em 50 litros de sabão. Essa quantidade foi acondicionada em frascos e entregues ao projeto Araçá, responsável pela distribuição.

“Embora o sabão seja um produto elementar, a Unicef apurou que 40% da população mundial não têm condições em casa para lavar as mãos adequadamente. A realidade em São Mateus não é diferente, ou seja, muitas comunidades não têm acesso ao produto”, pondera a supervisora do laboratório, Laura Pinotti.

Para evitar aglomerações e não pôr em risco a saúde de estudantes, a produção está sendo coordenada, além da professora Laura Pinotti, pelo professor Rogério Faleiros. A iniciativa surgiu em parceria com alguns membros do programa de extensão Ufes Sustentável.

Futuramente, com o fim do isolamento social, a ideia do grupo é capacitar as famílias para que possam produzir seu próprio sabão.

 

Texto: Vinícius Fontana
Foto: Programa Ufes Sustentável
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.