Laboratório de Telecomunicações da Ufes comemora Dia da Luz com visitações

13/05/2022 - 11:22  •  Atualizado 16/05/2022 11:54

O Laboratório de Telecomunicações (LabTel) da Ufes participa, nesta segunda-feira, 16, da programação nacional do Dia Internacional da Luz. Na data, será possível conhecer os laboratórios e projetos de pesquisa da Universidade nas áreas de fotônica, reabilitação robótica, sensores em fibra ótica e redes.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário e os interessados escolhem quais laboratórios desejam conhecer. As visitas serão limitadas ao máximo de dez pessoas por horário. Além do LabTel, participam da ação o Laboratório de Estudos em Redes Definidas por Software (Nerds), o Laboratório de Instrumentação Dinâmica e o Núcleo de Tecnologia Assistiva, todos vinculados ao Centro Tecnológico da Ufes e sediados no campus de Goiabeiras.

Maria José Pontes, professora da Engenharia Elétrica e pesquisadora do Labtel da Ufes, explica que a comemoração do Dia Internacional da Luz é uma iniciativa da Rede Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), da qual o LabTel faz parte. “A luz é um fenômeno físico e natural e pode ser explorada na produção de diversas tecnologias. Na fotônica, ela é fundamental para produzir a energia que vai realizar a comunicação entre os sensores, por exemplo”, afirma a docente.

Pontes destaca o caráter sustentável do Dia Internacional da Luz, seguindo a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Cada vez mais temos visto a adesão a tecnologias sustentáveis. As pessoas têm percebido que produzir um mundo mais sustentável pode ser agradável e melhor para todos, afirma.

Confira a programação de visitas aos laboratórios:

9h - Robótica em Nuvem (Nerds)

9h - Técnicas sustentáveis para fabricação de fibras ópticas poliméricas (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

10h - Sensores em fibra óptica para aplicações biomédicas (LabTel) + Laboratório de Prototipagem

10h - Robótica em Nuvem (Nerds)

10h30 - Sensores em fibra óptica para aplicações industriais (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

11h - Núcleo de Tecnologia Assistiva

11h - Robótica em Nuvem (Nerds)

11h - Técnicas sustentáveis para fabricação de fibras ópticas poliméricas (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

11h30 - Sensores em fibra óptica para aplicações industriais (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

14h - Comunicação via luz visível/Sistema Li-Fi + Sensores em fibra óptica para aplicações biomédicas (LabTel)

14h - Programabilidade em redes de alta velocidade (Nerds)

14h30 - Técnicas sustentáveis para fabricação de fibras ópticas poliméricas (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

15h - Comunicação via luz visível/Sistema Li-Fi (LabTel) + Laboratório de Prototipagem

15h - Programabilidade em redes de alta velocidade (Nerds)

15h - Sensores em fibra óptica para aplicações industriais (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

15h30 - Têxteis Fotônicos no desenvolvimento de sensores vestíveis (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

16h - Sistemas de telecomunicações 5G para redes FttH (LabTel) + Laboratório de Prototipagem

16h - Programabilidade em redes de alta velocidade (Nerds)

16h30 - Têxteis Fotônicos no desenvolvimento de sensores vestíveis (Laboratório de Instrumentação Dinâmica)

Saiba mais sobre os laboratórios

- Laboratório de Telecomunicações (LabTel): Laboratório com facilidades para caracterização óptica de dispositivos em fibra óptica; montagem e caracterização de lasers e amplificadores em fibra óptica dopada com terras-raras; montagem e caracterização de sensores em fibra tais como sensores de ângulo/curvatura, de nível, temperatura; sistemas ópticos de transmissão de luz visível (Li-Fi). Testbed para testes de enlaces ópticos de alta capacidade (centenas de quilômetros e gigabytes).

- Laboratório de Prototipagem: Espaço dedicado a prototipagem de dispositivos ópticos e encapsulamento de dispositivos; facilidades para fabricação e trabalho para aumentar o grau de maturidade das tecnologias e dos dispositivos em desenvolvimento.

- Laboratório de Estudos em Redes Definidas por Software (Nerds): Laboratório de pesquisa e desenvolvimento de redes ópticas, com infraestrutura de redes para testes e provas de conceito, com desenvolvimento de hardware e software. Redes de DataCenter Abertas, Programáveis e Definidas por Software; Escalonamento de Enlaces Sem Fio para Coleta de Dados em Redes de Sensores.

- Laboratório de Instrumentação Dinâmica: Desenvolvimento e fabricação de fibras ópticas poliméricas; montagem e caracterização de sensores em fibra óptica; caracterização mecânica, máquinas de estado.

- Núcleo de Tecnologia Assistiva: Espaço dedicado ao desenvolvimento de dispositivos (hardware e software) para aplicações tecnológicas no campo de reabilitação robótica.

Texto: Vitor Guerra (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho